terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O retorno de Enderson a Bento Gonçalves

Foto: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Acompanhei 'in loco' a oficialização da pré-temporada gremista em Bento Gonçalves para 2014. Estive na cidade, representando a Rádio GUAÍBA, quando Enderson Moreira vistoriou o Complexo Esportivo do São Paulo do Borgo. É lá que o Tricolor fará a maior parte dos treinamentos de 10 a 22 de janeiro. Além disso, Enderson passará por um lugar que já teve a oportunidade de conhecer, e que já visitou. Porém, vestindo a camisa de outro clube. Um certo rival.

Em janeiro de 2010, recém-chegado ao time B do Internacional (que iniciaria o Gauchão dias depois), subiu a Serra para encarar a equipe principal de Jorge Fossati (que estava focada na Libertadores). O jogo-treino ocorreu na Fundação Geremia. Em seu time, Enderson tinha Leandro Damião, Agenor, Josimar e alguns outros que chegaram a despontar no grupo principal posteriormente. No banco de reservas, Walter. Os titulares venceram por 2 a 1, com gols de Edu e Giuliano. Porém, Walter chamou a atenção para si com um gol, bola no travessão, passes e dribles desconcetantes. Meses depois seria ovacionado no Beira-Rio lotado. Enderson, um ano depois, acabaria demitido do Inter. Mas três anos depois, volta a Bento com o Grêmio. "É um motivo de orgulho poder ser recebido novamente. Com esse foco na temporada de 2014, vai ser fundamental uma preparação para buscar os títulos que o torcedor almeja", declarou nesta manhã no salão da Prefeitura de Bento Gonçalves.

O mais curioso é saber como ocorreu a demissão de Enderson do arquirrival. Tudo eclodiu na eliminação nos pênaltis para o Cruzeiro de Porto Alegre. Roberto Siegmann, então vice de futebol colorado, entrou no vestiário aos urros. O treinador, que liderava uma oração com a meninada do time B, repreendeu o dirigente - que por sua vez voltou a surtar. Então, Enderson esbravejou: "Não ganhou nem do Mazembe e quer me xingar!". Foi o fim. Naquele momento, o destino do treinador estava muito mais traçado para o lado tricolor do que para o colorado. Agora é esperar para ver a história que se iniciará no dia 10 de janeiro de 2014 do outro lado do Rio Grande.

Nenhum comentário: