quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Esperando na janela


Falar de Copas do Mundo perto de meu pai é falar da Copa de 1970, no México. Ele jamais se cansa de contar a mesma história, que nem por isso também cansa o ouvido de quem a escuta. Quando Pelé, Tostão e Companhia ingressaram na missão pelo tricampeonato mundial, meu progenitor tinha apenas 10 anos. Naquela época, assistir a jogos do Inter ou do Grêmio só no estádio. As ondas do rádio transmitiam as informações esportivas. Imagine com a Seleção Brasileira, jogando na Cidade do México (o rádio ainda auxiliava). Alguns possuiam a televisão como válvula de escape. Aquele quadrado mágico, que ocupava metade da sala, era privilégio de poucos. Nem toda a família tinha condições de comprar uma TV. E assim era meu pai. Com o radinho de pilhas na mão, escutando a Copa de 70.

Pois um dia, para surpresa da vizinhança inteira, um dos moradores comprou uma TV. Chamou toda a criançada para assistir aos comandados de Zagallo atuando nas terras mexicanas. Não precisa nem explicar que meu pai foi um dos primeiros a se empuleirar na janela, para vislumbrar os lances do Rei Pelé. Pois nesta quarta-feira, 39 anos depois da vizinhança se pendurar na janela para assistir a conquista do tri, a dupla Gre-Nal fará o mesmo que aquele menininho de 10 anos.

O Inter estará estreiando na Copa Sul-Americana contra o Universidad de Chile, no estádio Beira-Rio. A partida é válida pelo jogo de ida das oitvas-de-final, mas o colorado está pouco lixando para este torneio. A grande missão deste ano é o tetra do Campeonato Brasileiro. Seria a maior conquista do centenário. É bem verdade que o time não vem empolgando ultimamente, mas o sonho persiste. Sendo assim, os vermelhos estarão voltados para Minas Gerais, onde se enfrentarão Cruzeiro e Palmeiras pela 25ª rodada do Brasileirão. É claro que o colorado vai até assistir à partida contra os chilenos nesta noite, mas vai estar na janela, assistindo ao confronto entre mineiros e paulistas.

Da mesma maneira, os gremistas ficarão na janela, espreitando a partida do Brasileirão e dando a velha "secadinha" no Colorado. Sim, pois mesmo que o presidente do Grêmio diga que a Sul-Americana seja a segunda divisão da América, estará com o peito martelando forte. Afinal de contas, quem gosta de ver o seu rival levantar uma taça de campeão? Imagine assisitir ao bicampeonato do rival?! Então, por estas e outras, Grêmio e Inter estarão na janela, de olho no Palmeiras.

Nenhum comentário: