quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Boas memórias



Boas memórias - A Lupa no Gramado
A rodada desta quarta-feira será de lembranças para colorados e são-paulinos. Não há como negar. Mais uma vez os dois clubes se enfrentam em um embate decisivo. Aliás, falar em São Paulo Futebol Clube dentro do estádio Beira-Rio é lembrar do título da Libertadores da América de 2006. Naquela oportunidade, o Tricolor Paulista era o atual campeão do mundo, portanto, amplamente favorito ao caneco sul-americano. Mesmo assim, os comandados de Abel Braga não tomaram conhecimento e, com apenas 45 minutos, Rafael Sóbis decretou a ruína dos paulistas em pleno Morumbi.

Por isso, quando se enfrentarem nesta quarta-feira pela 32ª rodada do Brasileirão, os colorados têm motivos para sorrir. Ou pelo menos deveriam ter. Mas o que poucos lembram - ou melhor, muitos esqueceram - é que o duelo traz um passado recente e feliz para o São Paulo.

Em 2008, o Grêmio era praticamente o Palmeiras de Muricy Ramalho. Dominou o campeonato por diversas rodadas até que na 33ª deixou o São Paulo alcançar a liderança. Agora vem o detalhe primordial: para alcançar o primeiro lugar na competição, os paulistas venceram justamente o Internacional. Borges, Dagoberto e Hugo marcaram nos 3 a 0 impiedosos sobre o Colorado. Em contrapartida, o Grêmio não saiu de um empate em 1 a 1 contra o Figueirense, dentro do estádio Olímpico. Agora, mais um detalhe curioso: o Imortal Tricolor não é o líder deste ano, mas enfrentará um catarinense mais uma vez (agora o Avaí, ao invés do Figueira). Portanto, muitas curiosidades que favorecem às boas memórias para o São Paulo. Será que o Inter vai ser presa fácil dentro do Morumbi?

Acontece que em 2008, o Inter fez questão de entregar o pote de ouro ao São Paulo, já que com uma derrota tiraria o arquirrival da liderança. No entanto, neste ano, o próprio Colorado é quem briga pelo caneco em dezembro. E, pelo que tem se apresentado, uma derrota no Morumbi hoje praticamente anula as chances de título brasileiro. Por isso, temos todos os ingredientes para um grande jogo. Libertadores 2006 e Brasileirão 2008. Qual das histórias você quer rever? Façam suas apostas.

Nenhum comentário: