sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mentiras sinceras

Foto: Arquivo Jornal Zero Hora


Mentiras sinceras - A Lupa no Gramado

Assistindo à partida entre Fluminense e Universidad do Chile tive um lapso ontem. Pensei na hipótese do Internacional ter passado pelos chilenos na primeira fase da Copa Sul-Americana. Para quem não lembra, os colorados foram eliminados após um empate dentro de casa e uma derrota em Santiago. E, justamente, esta derrota trouxe a demissão do técnico Tite. Mas agora pense comigo: imagine se o Inter tivesse passado pelo Universidad. Pois estaria em campo ontem. Aliás, a delegação que enfrentou o Flu no último domingo pelo Brasileirão, permaneceria para enfrentá-lo de novo nesta quarta-feira pela Sul-Americana. Pense no desgaste dos jogadores para o clássico Gre-Nal deste domingo. O Inter largaria em desvantagem em relação ao seu arquirrival, e não somente por ter de jogar durante a semana, mas por não ter tempo para mentirinhas.

Pois sim, o Gre-Nal é um jogo de mentirinhas. O Grêmio, por exemplo, hoje pela manhã, agendou o treino para um certo horário. E quando os jornalistas chegaram no estádio Olímpico, todos os atletas já estavam em atividade, com portões fechados, ainda por cima. Agora, para o Colorado, as artimanhas de treino às escondidas é uma tarefa muito mais utilizada. Quem não lembra da finalíssima do Gauchão de 1997? Pois, para quem não lembra, durante toda a semana que antecedeu o Gre-Nal, o atacante Fabiano passeou pelo Beira-Rio com a perna engessada. Enquanto os companheiros treinavam para a decisão do domingo, ele andava de muletas, anunciando para os quatro cantos que estava fora do campeonato. O adversário era o forte Grêmio, campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, do Brasileirão e que, mesmo sob o comando de Evaristo de Macedo, tinha a coluna vertebral de Luís Felipe Scolari.

Para espanto de todos, Fabiano fardou, entrou em campo e só não fez chover. Ou seja, de todos os 10 jogadores que treinaram arduamente para enfrentar o Grêmio, nenhum brilhou mais que Fabiano, o atacante que teve a perna engessada. Inclusive foi do camisa 7 o único gol da partida, que deu o título regional aos vermelhos. E disso vive o Internacional até hoje. De charadinhas pré-jogo.


Por isso, se Mário Sérgio revelar que vai escalar o esquema 4-4-2, ou que Sandro não tem condições de jogo, ou que Taison não ficará nem no banco, duvide de tudo. Tudo mesmo! A história do Colorado comprova que a verdade nem sempre traz vitórias. Resta saber qual será o Fabiano da vez. Ou ainda, se existirá um Fabiano. Se não houver, melhor para o Grêmio, que, igualmente, precisa da vitória. Um ótimo Gre-Nal a todos os torcedores do Rio Grande do Sul!

Nenhum comentário: