terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um garotinho



Um garotinho - A Lupa no Gramado
O próximo final de semana colocará mais uma vez Grêmio e Inter frente a frente. Já são 377 clássicos e muitas histórias para contar. Dentre estas tantas fábulas, vários heróis, como: Eurico Lara, Escurinho, André Catimba, Nilson, Fabiano e tantos outros. No Rio Grande do Sul, somos bipolarizados desde os tempos de chimangos e maragatos. Ou somos gremistas ou colorados. Prova disso é a existência de dois "Grenais do Século". Um que retrata uma virada histórica no Campeonato Brasileiro de 1988, e que agrada a vermelhos; e outro que traduz a vitória gremista no dia em que a rivalidade completou seus 100 anos de existência e que, obviamente, agrada aos azuis. Enfim, como diz a frase, Gre-Nal é Gre-Nal. Aliás, são jogos como este que separam o joio do trigo e os homens dos meninos. E, por coincidência e pura felicidade, este próximo clássico pode ser deles - dos meninos.

Em qualquer decisão que se preze, pelo menos no futebol, a esperança fica sempre por conta dos jogadores experientes. Eles é que deveriam resolver a parada quando a coisa está complicada. Vide Fernandão, que desembarcou no Beira-Rio para marcar o gol mil da rivalidade. No entanto, de uns tempos para cá, a história tem se invertido. Ano após ano, pipocam exemplos de como a juventude se agiganta em horas de Gre-Nal. Foi assim com o jovem zagueiro Léo, que marcou o gol da vitória de 1 a 0 do Grêmio em 2007. Já em 2008, foi a vez do garoto Taison vestir a camisa vermelha para estreiar diante do rival, até então líder do Brasileirão. E, por fim, no último clássico disputado, tivemos a revelação de Mário Fernandes, que atuando como lateral não deixou a desejar.

Pois agora, neste próximo Gre-Nal, que tanto pode dar luz de esperança como carregar o perdedor às trevas, o holofote mais uma vez se volta para a meninice. Recém chegados da Seleção Brasileira Sub-20, quatro jovens revelações poderão resolver as vidas de seus times. Do lado tricolor, Douglas Costa desponta como a novidade do treinador. Do lado rubro, Giuliano chega com a missão de devolver a confiança para a equipe. Ou seja, dois garotos podem trazer a euforia de volta às vidas dos gaúchos.

E ainda poderíamos citar Marquinhos, Bruno Collaço, Alan Kardec, Maylson e alguns outros que poderão ingressar pela primeira vez na fogueira chamada Gre-Nal. É bem verdade que a confiança será totalmente depositada em jogadores do quilate de Souza e Alecsandro. Mas quem dirá que os garotos não poderão fazer o crime?

Nenhum comentário: