terça-feira, 13 de outubro de 2009
Só tua presença vai me deixar feliz
Só tua presença vai me deixar feliz - A Lupa no Gramado
O Campeonato Brasileiro de 2009 está com os dias contados. Pelo menos estava. A rodada deste final de semana, complementada com jogos nesta segunda-feira, parecia o golpe final para os esperançosos. Há duas rodadas o líder Palmeiras tem a chance de se sagrar campeão com várias partidas de diferença. Sâo Paulo, Inter, Atlético-MG e Goiás vem patinando em seus jogos, deixando brecha para os comandados de Muricy Ramalho. Mas os deuses do futebol são misericordiosos. Ou, dependendo do ponto de vista, sádicos, pois querem assistir à briga de gladiadores até o fim.
Agora, se fores analisar friamente as derrapadas dos times da ponta, se dá por conta de um fator primordial: a convocação para a Seleção Brasileira. De todas as equipes que ainda brigam (ou pelo menos falam) em título, somente o Goiás não tem jogador com a camisa amarelinha. Os demais, todos, estão com os olhos voltados para as Eliminatórias ou Mundial Sub-20.
Comecemos pelo líder Palmeiras. Diego Souza, o maestro regente do Verdão, se apresentou à delegação canarinho sonhando com Copa do Mundo. Recebeu a camisa 10 das mãos de Dunga e decepcionou diante da Bolívia, no último domingo. Ao mesmo tempo, desde que o meia se ausentou do Palestra Itália, os palmeirenses não sabem mais o que é vencer. Empataram em casa contra o Avaí e tomaram um sapataço do Náutico. Na imprensa paulista, dizem, isto se chama "diegodependência". Desta mesma crise de abstinência sofre o Atlético-MG. Desde que Diego Tardelli virou o centroavante reserva de Dunga, o Galo estacionou nos pontos: perdeu para o Botafogo e mais recentemente para o arquirrival Cruzeiro. Do lado são-paulino a crise é defensiva. Ricardo Gomes perde cada vez mais cabelos tentando escalar a zaga sem Miranda.
Na dupla Gre-Nal, as críticas dão conta de dois setores sintomáticos do campo. Enquanto os colorados são criticados por não chutar a gol, os gremistas desataram a tomar gols jogo após jogo. Aliás, foi só Victor se mudar de mala e cuia para a Granja Comary, para que o Imortal entrasse em jejum de vitórias. Somente nos últimos três jogos, Marcelo Grohe sofreu cinco gols (3 contra o Sport e 2 contra o Corinthians). Enquanto isso, no Beira-Rio, a ausência de Sandro nem é tão sentida assim, já que Glaydson tem dado conta do recado ultimamente. Por isso, Dunga passa longe das críticas. O alvo dos impropérios vermelhos é a CBF, que insistiu por levar o garoto Giuliano para o Egito. Lá, a jovem contratação colorada se transformou em camisa 10 e capitão da Seleção Sub-20. Enquanto o Beira-Rio virou um lar de viúvas, que chora as saídas de Nilmar, Magrão e a ausência de Giuliano. Por estas e outras, os postulantes a título e vaga no G-4 não veem a hora que seus craques retornem para o ninho.
Pode se dizer, inclusive, que o Brasileirão voltará a ser o mesmo Brasileirão de antes apenas na próxima rodada, quando as Eliminatórias tiverem terminado. Até lá, seguiremos assistindo a alegria dos emergentes Flamengo, Cruzeiro e até mesmo Botafogo, que fizeram as pazes com o futebol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário