quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caos!


Foto: Filipe Duarte (www.esportebr.com)
Há uma semana, estávamos em êxtase. Não seria a primeira vez que Bento Gonçalves sediaria a pré-temporda da dupla Gre-Nal. O Inter vem para cá desde 2002, o Grêmio em 2005. No entanto, a novela que envolveu este período de preparações, nos deixou em um nirvana. O Grêmio, principalmente, foi alvejado por ofertas de Canela, Gramado e outras cidades, que pretendiam dar sede aos primeiros treinamentos da equipe tricolor. No final, graças ao esforço do consulado bento-gonçalvense, o Grêmio veio mais uma vez.

Porém, a euforia pelo recebimento, caiu por terra logo na chegada das equipes. E não por conta de uma decepção com esse ou aquele jogador - e eu confesso que isso seria menos aterrorizante. Tudo começou por causa dos outdoors. A Prefeitura de Bento colocou painéis para recepcionar a dupla Gre-Nal. Bravos com esta atitude, torcedores do Esportivo - clube da cidade -, picharam os artefatos (foto). Na terça-feira, a delegação do Inter subiu a Serra, e não bastando ter a oportunidade de ver seus ídolos de perto, os torcedores preferiram rasgar e destruir o outdoor do clube arquirrival. Um dia depois, justamente na chegada do Grêmio, foi a vez da torcida Tricolor mostrar a sua faceta viking. Pontapés no ônibus colorado, destruição do painel vermelho e apedrejamento de uma viatura da Brigada Militar. Foi o fim!

E eu que estava na expectativa por conhecer o salvador de 2010, olhava Guiñazu no treino do Inter e Leandro no treino do Grêmio. No entanto, eu me enganei. Deveria estar à procura de um super-herói: um Batman, um Superman, um Homem-Aranha... Sim, pois as cenas que assistimos em Bento Gonçalves são as mesmas que passaram nas telas do cinema, sobre Gotham City. Era o caos! Uma torre de Babel, onde ninguém fala a mesma língua. Embora todos vestissem a camisa azul, urravam como ursos, como lobos, enfim. Eram bárbaros! Não fãs do futebol.

Acontece que a prefeitura de Bento Gonçalves, que divulgou aos sete mares a vinda da dupla Gre-Nal, teve o feedback. Da mesma maneira que teve suas belezas exaltadas, teve suas mazelas expostas. As feridas ficaram escancaradas quando a diretoria do Inter, completamente amedrontada, propõe ao Grêmio o fim da pré-temporada em uma mesma cidade. Portanto, em 2011, Bento terá apenas um clube: isso se tiver alguém! Tudo por conta de irresponsáveis.

Agora imagine você, que em suas férias vai para a praia para fugir da rotina da cidade. Ou vai para o campo, para fugir do barulho da civilização. Pois assim pensavam Inter e Grêmio. A pré-temporada em Bento Gonçalves simbolizava toda a paz e o apoio que, de certa forma, não poderia ser encontrado em Porto Alegre. Era um diferencial. Agora não é mais. Somos os mesmos vândalos que colocaram fogo em banheiros químicos no Beira-Rio, somos os mesmos assassinos que mataram um torcedor na entrada do estádio Olímpico. É o fim do mundo! O esporte está invadindo a editoria policial.

Nenhum comentário: