terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Repetindo 2006

Foto: Daniel Boucinha (Arquivo S.C. Internacional)


Dia 13 de janeiro, Inter e Esportivo adentram o gramado do estádio Montanha dos Vinhedos. O Colorado visa a disputa da Libertadores, que se inicia no próximo mês. Já o Alviauzl arrendonda a equipe para estreia no Gauchão, que ocorre daqui a alguns dias. Dentro de campo, a superioridade porto-alegrense se faz presente: vitória de 5 a 1 para os vermelhos. Bom, eu não sou vidente. Estes fatos narrados até agora descrevem o dia 13 de janeiro de 2006. Exatos quatro anos depois, Esportivo e Internacional se reencontram na mesma situação, no mesmo dia do calendário. Feliz coincidência para os colorados.

Nesta quarta-feira, o Inter entra em campo para tentar repetir não apenas a vitória do amistoso, mas o ano espetacular de 2006. Para quem não lembra, foi neste período que o clube venceu a Libertadores da América e o Mundial Interclubes. E tudo isso começou aqui, em Bento Gonçalves, diante do Esportivo. Naquela partida, Abel Braga - o técnico novo do Inter - tentava descobrir a equipe que utilizaria dias depois. Mesmo assim, poupava alguns titulares. Mandou a campo Marcelo Boeck; Ceará, Bolívar, Ediglê e Rubens Cardoso; Perdigão, Fabinho, Michel e Mossoró; Iarley e Luiz Adriano.

Enquanto o Tivo, de Nairo Pivatto, se defendia com Nivaldo; Felipe, Juliano, Fabrício e Jael; Bagé, Dega, Diogo e Fernando; Coletti e Valdiran. Logo aos 7 minutos de partida, o zagueiro Ediglê inaugurou o placar para o Inter. Menos de três minutos depois, Valdiran, de pênalti, igualava tudo. Porém, não demorou muito para que os colorados passassem à frente de novo, com dois gols do jovem Luiz Adriano.

No segundo tempo, com o ingresso dos suplentes, a goleada se completou. Gustavo Papa, de cabeça, e Léo, recém trazido do Paulista de Jundiaí, fecharam o placar. No final do jogo, o torcedor bento-gonçalvense voltou preocupado para casa, enquanto os vermelhos foram esperançosos com um ano melhor que o anterior. Dias depois, em um domingo, o Inter encerrou a sua pré-temporada com mais um amistoso - exatamente como acontecerá desta vez.

Resta saber até onde vão as coincidências. Repetindo-se as proporções, 2010 marcará a conquista da América e do Mundo pelos vermelhos. Resta saber se tudo não passa de uma paranoia ou de um deslumbre total. Mas isso a gente só vai poder falar no meio do ano.

Nenhum comentário: