sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Perspectiva zero

Foto: AP
Final de ano é sempre igual. Retrospectiva dos fatos que marcaram os últimos 365 dias. O próprio EsporteBR fez isso ontem. Porém, o difícil é fazer perspectivas para o próximo ano. Se bem que tem gente que se arrisca a dar os seus pitacos. Há os babalorixás e os caboclos que jogam pedrinhas e nos trazem a previsão do futuro. Recentemente me peguei olhando um vídeo sobre as perspectivas para a dupla Gre-Nal em 2010. Conforme as previsões, o Grêmio será o campeão gaúcho e incomodará na Copa Sul-Americana, enquanto o Inter decepcionará seus torcedores.

Bom, confesso que não levo muita fé nos búzios. Existe, inclusive, a afirmação de que se macumba realmente desse certo, o Campeonato Baiano terminaria sempre empatado. Porém, relevemos as afirmações dos orixás. Não precisamos ter pano na cabeça para prever o que me mostrou o tal vídeo. No Gauchão, querendo ou não, a dupla Gre-Nal sempre se sobressai - até mesmo pelas condições financeiras, comparadas ao interior. Uma vez que outra um dos dois patina e cai fora antes do esperado. Geralmente isso acontece com aquele que está na Libertadores, já que a dedicação ao certame estadual fica sempre em segundo plano. Portanto, não chega a ser uma obra de advinho enxergar o Grêmio campeão gaúcho, até porque o Inter já manifestou que mandará a campo um time B. Contudo, é bom ganhar Gauchão, mas o torcedor sempre espera algo mais. Desde que Falcão e Cia mostraram que se podia vencer o Brasileirão, e Renato ensinou o caminho das Américas, a dupla Gre-Nal não se satisfaz apenas com o "Ruralito".

E para alcançar tais feitos, o buraco é mais embaixo. Tanto Grêmio quanto Inter não empolgam o seu torcedor. Não trazem reforços de peso e, muito pelo contrário, ainda vão se desfazendo do pouco que têm. O que mais me espanta é a informação de que o Tricolor teve Cláudio Bieler (foto) oferecido e nem deu bola. Ora, o atacante argentino só não fez chover nesta última temporada. Goleador da LDU, o castelhano levantou os canecos da Recopa e Sul-Americana. Porém, a desculpa da direção gremista é de que querem resolver o problema com Máxi López, para depois buscar um reforço. Até lá, Bieler será anunciado por outro clube e o Grêmio terá de se apoiar em um Herrera da vida.

Da mesma forma, o Inter apresenta reforços: Bruno Silva, Thiago Humberto, Wilson Mathias e Erick Flores. Bom, certa vez, um amigo me disse que jogador com nome composto sempre traz desconfiança. E de pronto me lembro de Danilo Silva, Ricardo Lopes e Luiz Carlos. Realmente, 2010 não me traz boas perspectivas para a dupla Gre-Nal. Que assustador!

Nenhum comentário: