quinta-feira, 8 de abril de 2010

Final de Copa do Mundo

Foto: Valdir Friolin (Clicesportes)

A vitória do Inter sobre o Novo Hamburgo, conquistada somente nos penais, pode servir como alerta para qualquer torcedor que sonha com um torneio maior do que o Gauchão. Uma Libertadores, por exemplo. Apesar da classificação, o modo como ela veio não agrada à torcida. Pelo menos à grande maioria. Por que para outros, a situação de penalidades a que o Inter foi submetido na noite de ontem se explica pela motivação do adversário. Assim como na semifinal da Taça Fernando Carvalho, a equipe do Noia encarou o confronto contra os colorados como uma final de Copa do Mundo, e não como umas simples quartas-de-final de Campeonato Estadual, como pensam os vermelhos. Sendo assim, ao eliminar o Novo Hamburgo, o Inter conseguiu matar um leão. Analisando sob esta ótica, a vitória passa a ser mais significativa.

E é exatamente por isso que passará o Grêmio nesta quinta. Com o amenizador de que estará jogando dentro de casa, onde está invencível há uma porção de jogos. Terá no grito do seu torcedor o apoio necessário para passar adiante na competição. Se é que a torcida comparecerá em massa. Porque, também para os gremistas, o jogo de hoje nada mais é do que uma quarta-de-final. Simples e puramente! Já do outro lado, o Pelotas vem disposto a jogar uma final de Mundial. Se vencerem, os comandados de Beto Almeida não só chegarão às semifinais eliminando o melhor time do certame, como entrarão para a história por terem encerrado o jejum gremista no estádio Olímpico. E, convenhamos, quem não gostaria de passar por isso.

Foi deste veneno, por exemplo, que morreu o Caxias na noite de ontem. Enfrentou o Ypiranga com a responsabilidade de ser o melhor time do Interior, de não ter perdido para nenhuma outra equipe além do Grêmio e com o favoritismo amplo nas costas. Deu no que deu. Em pleno estádio Centenário, a equipe grená estacionou nas preliminares, enquanto os representantes de Erechim passaram adiante. Lições para o Grêmio, que será o último a entrar em campo. Antes disso, ainda poderá assistir a São José e Inter-SM. Quem sabe não está aí mais uma pequena lição para chegar à classificação?

Nenhum comentário: