quinta-feira, 4 de março de 2010

O pagador de promessas

Foto: Gremio.net
A dupla Gre-Nal cumpriu com seus compromissos na primeira rodada da Taça Fábio Koff. O Inter, jogando em casa, não poderia ter outro resultado senão uma goleada sobre o seu adversário - o Santa Cruz do novo técnico Mazaropi. Já do Grêmio não se esperava algo diferente. Mesmo jogando fora de casa, o adversário Avenida (último colocado na classificação geral) não podia oferecer perigo à equipe gremista. Por ora, até chegou a assustar o torcedor, que via dentro de campo uma equipe mista. Mas nada para se alarmar. Agora, dentre todos, o maior cumpridor de promessas foi o lateral-direito Edílson, estreante gremista.

Quando apresentado no estádio Olímpico, o ex-jogador da Ponte Preta disse que costuma estrear e marcar gols. Se disse também um ótimo cobrador de faltas. Mas, bastou a primeira promessa para que a torcida tricolor ficasse com uma pulga atrás da orelha. Como que um atleta ousa firmar compromissos antes mesmo de entrar em campo? Pois ele adentrou e foi um dos melhores, senão o melhor, no estádio dos Eucaliptos. O segundo gol foi dele e no terceiro, de Jonas, 80% também está sob o nome de Edílson - já que coube ao atacante apenas escorar para o fundo das redes um cruzamento primoroso. Pois agora existe um lateral-direito no Olímpico. Não será mais preciso improvisar Ferdinando, Maylson, Henrique e, principalmente, Mário Fernandes. Com a chegada de Edílson, o jovem garoto Mário está com a passagem comprada para atuar na zaga.

Agora, não podemos nos exaltar demais. O Grêmio enfrentou ontem o Avenida, e não o Chelsea, da Inglaterra. O time de Santa Cruz do Sul é lanterna do Gauchão! Portanto, a atuação de qualquer jogador gremista deve ser analisada com descontos. Até porque, quem não lembra de Paulo sérgio e Ruy? Os últimos laterais-direitos que passaram por ali iniciaram muito bem, mas desapontaram o torcedor ao longo do tempo. O primeiro, Paulo Sérgio, iniciou 2008 a todo vapor. Fazia gols de falta, ia à linha de fundo e cruzava. Pois bastou o Grêmio cruzar com adversários um pouco mais fortes, como o Juventude de Mendes e Lauro, para que sumisse o ala direito. Já Ruy, o famoso "Cabeção", fez gol logo na estreia também. No empate em 1 a 1, contra o Inter-SM no estádio Presidente Vargas, foi do ex-camisa 2 o primeiro tento no Gauchão de 2009. Depois, em plena Libertadores da América, acabou sendo "expulso" a chibatadas do estádio Olímpico.

Mas assim é a vida de um jogador de futebol. Ídolos, geralmente, se tornam após a aposentadoria. Durante a carreira, matam um leão por dia. E assim será com Edílson. Depois de pagar a primeira promessa, terá de cumprir com a expectativa depositada pela torcida tricolor.

Nenhum comentário: