quarta-feira, 17 de março de 2010

Turismo em Porto Alegre

Foto: Marcos Bezerra (Futura Press)

O Grêmio bem que tentou. Insistiu em matar o duelo contra o Votoraty já na partida de ida. Mas não deu. E não pelas qualidades do adversário. O resultado simples, de 1 a 0, só aconteceu graças ao péssimo estado do gramado. Estádio Domenico Paolo! Confesso que esquecerei este nome amanhã, mas lembrarei para o resto da vida o campo careca em que o Grêmio foi obrigado a jogar hoje.

Aliás, tudo foi horripilante nesta quarta-feira. O horário da partida, a qualidade e até mesmo o nome do clube. Nunca fui fã dos clubes de futebol com nome de empresa. Mas, fazer o quê? O Grêmio não matou o seu inimigo e eles compraram a passagem para visitar Porto Alegre no dia 31.

Mas também não se pode lamentar. Pelo menos o Tricolor venceu. Tivesse perdido, a situação era de lamentações. Veja o caso do Inter no ano passado, por exemplo, quando foi derrotado pelo União Rondonópolis e sofreu para despachá-lo no Beira-Rio. Caso semelhante ao do próprio Grêmio, que perdeu para o Atlético Goianiense em Goiás e acabou sendo eliminado nos penaltis em pleno estádio Olímpico. A Copa do Brasil é assim mesmo, ao mesmo tempo que é democrática, é traiçoeira. É o torneio certo para que os Davis apareçam diante dos Golias. Daí saem as revelações do novo futebol brasileiro, que conquistam seus 15 minutos de fama. Mas agora o Votoraty não assusta. Não será ele o clube que interromperá a sequência de vitórias no caldeirão do Olímpico. Não há de ser. Se times do quilate de Flamengo, Corinthians e Cruzeiro não o fizeram, o Votoraty não levará. Arrisco-me a dizer que o Grêmio já está na próxima fase do certame.

Agora sim, passando é outro patamar. Se por um lado o time do técnico Silas não precisará por seus pés em gramados que mais parecem campo de batalha do Afeganistão, terão de duelar com equipes melhores. Haja vista o próximo cruzamento: Avaí ou Coritiba. Nesta quarta, eles fazem o jogo de ida, em Florianópolis. E aí, mesmo que sejam equipes de segunda linha do futebol nacional, podem assustar o torcedor gremista. Até porque, apesar dos pesares, o time tricolor está longe de encher os olhos. Convenhamos!

Portanto, no próximo dia 31, o Votoraty vem fazer turismo em Porto Alegre. Tirar fotos diante da estátua do Laçador, visitar o brique da Redenção e passear no estádio Olímpico. Os possíveis verdadeiros rivais saem da partida de logo mais, às 21h50min: Avaí e Coritiba. Essa sim, torcedor gremista, assista!

Nenhum comentário: