terça-feira, 18 de agosto de 2009

Antes que seja tarde


No comentário de hoje vou abandonar os palpites, a filosofia, a crônica em si. Vou me ater na parte fria dos números. Vou trazer detalhes sobre os últimos três Campeonatos Brasileiros da Série A. 2006, 2007 e 2008 entrarão em análise a partir de agora. Tudo isso porque chegamos a 19ª rodada do Brasileirão e a partir de agora, entramos na reta final para o título. Por isso, trarei dados comparativos do seu time no presente e no passado. Lembre, atualmente, os vermelhos ocupam a 3ª colocação, enquanto os azuis estão em 7º.

Comecemos por 2006, ano em que o Grêmio reestreiava na Série A, após a Batalha dos Aflitos, e período em que o Inter concentrava suas forças no sonho do Mundial Interclubes. Terminado o primeiro turno daquele ano, o Inter ocupava a 2ª colocação na tabela, quatro pontos atrás do líder São Paulo. Finalizadas as 38 rodadas, o São Paulo sagraria-se campeão a nove pontos do Colorado. Ou seja, nada mudou para o Inter. Já para o Grêmio, que na primeira etapa do certame encerrou em 5º lugar, chegaria nos calcanhares do Inter, com apenas dois pontos a menos.

Em 2007, a mudança também foi pouca. Quando completou seus 19 primeiros jogos, o Tricolor estava em 8º lugar, dividindo as atenções entre Brasileirão e Libertadores da América. No returno, o time de Mano Menezes deu uns passos a mais e pulou duas colocações na tabela, ficando na beira do G-4. Enquanto isso, o Inter brigava na intermediária da classificação, começando em 10º e terminando em 11º. Agora, se serve de alento para os gremistas, o time que ocupa a 7ª colocação (posição em que ele se encontra atualmente) era o Flamengo, que daria um grande salto para o 3º lugar, arrancando uma vaga na Libertadores do ano seguinte.

Em 2008, o Inter era um dos grandes favoritos e acabaria a primeira fase em um modesto 10º lugar. Depois, com a chegada de D'Alessandro, o Colorado ainda chegaria em 6º. E o Grêmio, o azarão treinado por Celso Roth, conseguiria uma façanha às avessas. No fim do primeiro turno, o Imortal ostentava uma vantagem de quatro pontos sobre o vice-colocado, disparado na liderança. Pois, terminado o campeonato, o Grêmio acabaria sendo ultrapassado pelo São Paulo, encerrando com a medalha de prata. Desta forma, seria o único clube na era dos pontos corridos a terminar a primera fase na liderança e não se tornar campeão.

Bom, tirando apenas este último fator, deu para perceber que as coisas nem sempre mudam radicalmente para os times gaúchos. Se estão entre os quatro melhores, terminam na Libertadores. Se estão na intermediária, apenas morrem na praia. Agora, o que dever ser ressaltado é o seguinte. Você sabe em que posição o São Paulo terminou o primeiro turno no ano passado? Quarto lugar, com 33 pontos. Exatamente a mesma posição deste ano. No final das contas, em 2008, o São Paulo acabria levantando o caneco. E este ano, alguém duvida? Ah, se ajuda a responder, Rogério Ceni está de volta.

Nenhum comentário: