segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O patrão


A rotina do Brasileirão prossegue para o Grêmio. Pela 16ª rodada do campeonato, o Tricolor recebeu o Cruzeiro pensando apenas na vitória. Sim, pois time que não ganha fora de casa só pode querer vencer dentro de seus domínios, senão é candidato seríssimo ao rebaixamento. Pois neste domingo, os mineiros vieram aos frangalhos para enfrentar um Grêmio furioso.

Mesmo assim, conseguiram largar na frente com um gol de pênalti, de Wellington Paulista. E jogando com uma a menos, já que o lateral-direito Johnatan havia sido expulso. Na cabeça do pessimista, começou a circular os piores pensamentos. Até que o atacante Thiago Ribeiro fez um favor à equipe gaúcha: acertou uma cotovelada em Túlio e foi expulso. A atitude do jogador não pode ter outra explicação senão compaixão com o torcedor gremista que compareceu ao estádio Olímpico mesmo com a garoa, frio e desconfiança presentes. Pois, a partir de então, Paulo Autuori mandou a campo os emergentes Douglas Costa e Jadílson e o seu time triturou, amassou, tripudiou em cima do algoz de um mês atrás. Fez 4 a 1 como quem joga Gauchão. Isso porque puxou o freio de mão, senão seriam oito, dez gols apenas no segundo tempo.

Disso tudo resta apenas a reflexão. Nem a comemoração deve ser levada tão a sério. Ora, convenhamos que sem Kléber, Wágner e Ramires o Cruzeiro de Minas Gerais é quase um Cruzeirinho de Porto Alegre. Com dois a menos então, passa a ser os fraldinhas do Cruzeirinho. Porém, antes que me enforquem em praça pública, méritos totais ao Grêmio, que não teve nada a ver com os problemas de Adilson Batista e somou mais três pontos. Parabéns! Agora, querer estourar foguetes e colocar a equipe gremista entre as favoritas ao título é exagero demais. Para começar a pensar em taça, o Grêmio precisa vencer além do território sul-riograndense. Como no ano passado, por exemplo.

Aliás, falando em ano passado, alguém lembra como o São Paulo iniciou o Campeonato Brasileiro de 2008? E alguém esqueceu como terminou? Pois é, neste domingo, o Tricolor Paulista foi à Bahia e bateu o Vitória no estádio Barradão por 1 a 0. Vitória magra, feia e tudo o que pode ser dito. Mas vale três pontos. E, para quem não lembra dos últimos resultados do São Paulo, eu trato de rememorar: 2 a 1 no Santos, 2 a 2 com o Inter, 2 a 1 no Barueri, 2 a 1 no Grêmio e 1 a 0 no Vitória. Alguém duvida dos são-paulinos? Bom, para quem ainda não aprendeu, assim se ganha um Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: