quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Operação Desmanche


Foto: Lucas Uebel (Vipcomm)

Durante esta semana gastamos nossa lábia falando sobre a partida entre Grêmio e Flamengo. Pauta de esquinas, botecos, padarias e programas esportivos, a polêmica classifica o Grêmio como o grande vilão do Campeonato Brasileiro. Inclusive, o Palmeiras pretende acionar a CBF se o Tricolor utilizar os reservas. Agora, muitos esquecem que, mesmo que quisesse, o Grêmio teria uma tarefa árdua ao encarar o Rubro-Negro em um Maracanã lotado, sedento por título. Tamanha proeza, somente o Grêmio de Paulo Nunes e Cia, nos idos de 97, conseguiu, ao barrar o Fla de Romário e Sávio na finalíssima da Copa do Brasil.

Porém, como culpar o clube gaúcho por todos os males que atingirão Internacional, Palmeiras e São Paulo? Por acaso, foi a diretoria gremista que vendeu o elenco colorado durante a competição? Veja, meu amigo, que o Inter iniciou o Brasileirão deste ano utilizando seus reservas. De quatro partidas, venceu as quatro. Todas com os reservas! Isto é a prova de que o Colorado tinha grupo, elenco. Entre os jogadores continuamente escalados por Tite, estavam Alecsandro, Giuliano e Danilo Silva. E agora, em reta final de certame, os três viraram titulares. Por quê? Simplesmente porque a diretoria vermelha desmanchou seu próprio elenco. Edinho, Alex, Magrão e Nilmar. Quatro titulares foram enviados ao Exterior apenas com passagem de ida. Como contrapeso, foram trazidos Glaydson, Fabiano Eller, Edu e, das categorias de base, o garoto Marquinhos.

Enquanto isso, o Palmeiras, que perdeu Keirrison, trouxe Vágner Love. O São Paulo simplesmente não vendeu ninguém. E o Flamengo, que se desfez de Fábio Luciano, Ibson e do atacante Émerson, contratou Álvaro, Petkovic, Adriano Imperador e Maldonado. Ou seja, somente o Inter realizou a operação desmanche. Igual a ele, o Barueri vendeu o artilheiro da temporada Pedrão, ainda no início do campeonato. Portanto, quando Celso Roth disse que o Inter agiu como time pequeno no Mineirão, ele ainda foi generoso. O Inter age como time pequeno há um bom tempo, vendendo de balaio e comprando no atacado.

Alguém poderá dizer que em 2006 o Inter foi campeão da Libertadores e do Mundo, portanto não é clube inferior. Porém, eu trato de lembrar que o elenco de 2005, vice-campeão brasileiro, foi todo mantido e ainda reforçado com algumas outras contratações. E, para piorar a situação, já leio e escuto informações de que para 2010 o Inter pode perder o volante Sandro, que negocia com o Tottenham da Inglaterra, e o meia Andrezinho, que não foi procurado para renovar. Enfim, pelo que parece, no ano que vem, seguiremos assistindo a "Operação Desmanche". Boa sorte a todos!

Nenhum comentário: