Foto: Wesley Santos (Press Digital)
Ainda ontem, pela tarde, assisti ao Gre-Nal da categoria Sub-20. O maior clássico do Rio Grande do Sul decidiria qual dos clubes passaria à finalíssima do Campeonato Brasileiro da categoria. Não tenho acompanhado muito de perto esta competição, por isso me liguei na partida deste domingo. Queria vislumbrar no meio de um mar de garotos a possível revelação dos próximos anos. A nova pérola que deixará alguns milhões de euros no estádio Olímpico ou Beira-Rio daqui a algum tempo.
Foi decepcionante. Aliás, não era preciso nem assistir à partida para saber que a categoria sub-20 anda em baixa. Veja como as equipes se classificaram para a semifinal. O Inter empatou em 1 a 1 com o Corinthians, no tempo normal, e passou nas penalidades. Já o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Coritiba e teve o mesmo sucesso que o Colorado. Bom, poderia ter sido obra do destino. No entanto, a partida preliminar do Gre-Nal deste domingo era Atlético-MG e Fluminense, que decidiam a outra vaga para a finalíssima do certame. Também, novo empate no tempo normal e mais uma decisão por pênaltis. Possivelmente seja o pior campeonato sub-20 das quatro edições já realizadas.
Há quem exalte a atuação dos goleiros - Copatti, pelo lado do Inter, e Busatto (foto), pelo Grêmio. Ainda mais o arqueiro gremista, que defendeu uma penalidade durante o jogo e duas na disputa direta. Pode-se dizer que ele colocou o Grêmio na decisão contra o Galo. Mas nem isso me anima. Aonde estão os jogadores do futuro?! Bérgson, Gerson, Newton e Saimon pelo lado tricolor. Nenhum me encheu de esperanças. Tales, Bregalda e Forster para os colorados. Bocejei a partida inteira.
Deixando de lado algumas jogadas mais ríspidas, como um joelhaço no peito de um atleta gremista, nenhuma jogada com emoção. Até mesmo as penalidades foram "broxantes". É bem verdade que para o Inter, 13 jogadores não puderam ser escalados, pois foram chamados para integrar a equipe B, que já iniciou a pré-temporada visando o Gauchão 2010. Mas pelo andar da carruagem, nem que pusessem todos em campo, melhoraria a situação.
Enfim, de duas, uma: ou o Campeonato Brasileiro Sub-20 está fadado a se resumir em penaltis ou estamos nós fadados a aturar mais alguns anos de estrangeiros no time principal. Eu quero votar na primeira opção, mas a segunda me parece mais real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário