quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Noite de espectador

Foto: Globoesporte.com

Mal ou bem, seja com críticas ou elogios, a dupla Gre-Nal vem fazendo o seu papel. Tanto Grêmio quanto o Inter estão cumprindo com aquilo que se propuseram ainda no início de suas temporadas. O Colorado, visivelmente, está totalmente focado na Libertadores. Enquanto o Grêmio projeta recuperar a estima dentro do Estado e, quem sabe, beliscar a Copa do Brasil. Pois nesta quarta-feira, geralmente um dia de futebol, voltará a ser o "dia do sofá" para os clubes de Porto Alegre. Digo isso porque se obrigarão a sentar na frente da TV e ao lado do rádio, para acompanhar os adversários de amanhã.

O Internacional, ainda ontem, suou a camisa para bater o Emelec. Alguns esperavam goleada, outros queriam simplesmente vencer. E assim, o Colorado quebrou o próprio tabu de jamais ter vencido em estreias de Libertadores da América. É claro que o 2 a 1 sobre os equatorianos deixaram muitas lições - inclusive algumas percepções sobre titularidades -, mas os três pontos foram fundamentais. E, se tratando do torneio continental, sabemos, nem sempre o futebol dar show é sinônimo de alcançar os mais altos degraus. Portanto, passado o susto, e tendo Alecsandro (foto) salvado a pele vermelha mais uma vez, o time colorado pode descansar nesta quarta. Descansar fisicamente, pelo menos. Porque os neurônios seguirão funcionando, principalmente no período da noite. Ao passo que já atuou, cabe ao Sport Club Internacional avaliar as demais estreias. E, nesta quarta, teremos Corinthians e Racing. Ronaldo, Roberto Carlos, Tcheco e Iarley estarão fazendo a primeira partida com a camisa corintiana na competição. Geralmente, pouco se tira de equipes nos jogos iniciais, mas não custa dar uma espiada nas armas de Mano Menezes. Além disso, o São Paulo também estará estreando, só que agora fora de casa. Depois de passar pelo Monterey no Morumbi, os tricolores vão à Colômbia enfrentar o Once Caldas. Então, vale à pena acompanhar.

Já o Grêmio, que ganhou uma grande folga no calendário com a vitória de 3 a 1 sobre o Araguaia, terá a noite inteira para dissecar a rodada da Copa do Brasil. Santos, Fluminense e tantos outros clubes estarão em campo. Oportunidade de ouro para medir a potencialidade destas equipes concorrentes ao título nacional. Além do mais, também se enfrentam Votoraty e Treze, da Paraíba, decidindo qual deles será o próximo adversário dos gaúchos no certame. Pode ser uma lição de casa do técnico Silas. Tudo isso enquanto os gremistas aguardam pelo domingo, para enfim soltar o grito de campeão da garganta. Aliás, ontem, os reservas, mais os últimos contratados, enfrentaram o Porto Alegre em um jogo-treino no estádio Olímpico. Pouco deu para avaliar, devido à fragilidade do adversário. Melhor é sentar no sofá e estudar as possíveis pedras no caminho.

Por isso, você, gremista ou colorado, já sabe que tem um dever nesta noite. Bom estudo!

Nenhum comentário: