terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reescrevendo a história das estreias

Até hoje o Internacional disputou sete Libertadores da América. Nesta terça-feira, inicia o caminho da oitava participação. Porém, quando entrar no estádio Beira-Rio, para enfrentar o Emelec, o Colorado tentará reescrever a sua história na competição. Nem mesmo a edição de 2006, quando o clube chegou a sua única conquista, serve de exemplo. Não para as pretensões do Inter nesta noite. Não para quem quer estrear com vitória. Claro, pois o Inter jamais venceu em estreias pela Libertadores.

E a história vermelha neste certame começou a ser escrita ainda lá em 1976, quando o Inter de Manga e Figueroa vinha do seu primeiro título nacional, se tornando a primeira equipe gaúcha a disputar o torneio continental. Logo de cara, Inter e Cruzeiro se encontravam, reeditando a decisão do Brasileirão do ano anterior. Em Belo Horizonte, um jogo emocionante decretou a vitória mineira de 5 a 4. O Cruzeiro seria o campeão daquele ano. Em 1977, novamente como campeão brasileiro, o Colorado retornou ao certame sul-americano. Na estreia, o enfrentamento contra o Corinthians, também derrotado pelos gaúchos na final do Brasileirão. Em São Paulo, as duas equipes ficaram empatadas em 1 a 1. O Colorado chegaria até as semifinais do torneio, sendo eliminado pelo Cruzeiro novamente. O grande campeão foi o Boca Juniors, da Argentina. O Inter voltaria a disputar uma Libertadores em 1980, após conquistar o campeonato nacional sobre o Vasco. E foi o time carioca o adversário da estreia. Porém, jogando no Maracanã, o time de Falcão e Cia. não saiu do zero no placar. A equipe colorada chegaria à final daquele ano, sendo derrotada pelo Nacional, do Uruguai.

Em 1989, o Inter retornaria ao cenário continental. Vice-campeão brasileiro, o Colorado reencontrou seu algoz no primeiro jogo. Atuando dentro de casa, o time gaúcho foi derrotado por 2 a 1 pelo Bahia. Comandado por Abel Braga, chegaria às semifinais, caindo de forma dramática diante do Olímpia, do Paraguai - posteriormente campeão. Em 1993, realizou a pior campanha da sua história. Campeão da Copa do Brasil, o Inter estreou dentro de casa novamente, e não saiu de um empate em 0 a 0 com o Flamengo. Terminaria a primeira fase com apenas três pontos, sem nenhuma vitória e em último lugar no grupo. Mas, o retorno à Taça Libertadores foi em grande estilo. Em 2006, novamente com Abel Braga no comando, o Colorado foi o grande campeão. Mas antes de escrever seu nome entre os gigantes da América, o Colorado empacou na estreia contra o fraco Maracaibo, na Venezuela, em 1 a 1 (foto). Finalmente, em 2007, o Inter participou pela última vez da competição. E, com pompas de campeão mundial, Fernandão, Pato e Clemer não passaram da primeira fase. Na estreia, derrota de virada para o Nacional, do Uruguai, por 3 a 1.

Agora, o Inter está de volta e quer vingar suas últimas atuações. Contra o Emelec, nesta noite, os vermelhos buscarão sua primeira vitória em estreias. É primordial largar com três pontos conquistados - ainda mais considerando que a estreia será dentro de casa, diante do seu torcedor. Mas, claro, ninguém ficará magoado se a vitória não vier, desde que se repita o feito de 2006.

Nenhum comentário: