sexta-feira, 2 de julho de 2010

Melou tudo!

Foto: Fabrice Coffrini/AFP (uol.com.br)

O Brasil caiu diante da Holanda. Algo impensável antes da Copa do Mundo iniciar. Nem as lembranças de 1994 e 1998 salvaram a pele brasileira, que hoje se revestiu de azul para enfrentar os laranjas. Se bem que o gol de Robinho, logo no início da partida, anunciava mais uma vitória rumo ao hexacampeonato. Porém, foram diversas chances desperdiçadas e um certo preciosismo, como se as "laranjas" fossem se acomodar sozinhas na cesta. Muito pelo contrário! Os holandeses levaram alguns minutos para virar o placar e mudaram a cara do jogo na segunda etapa. Azar de Dunga, que vai ter que retornar ao Brasil e ouvir a ressonância das críticas.

Mas não há como dizer "eu já sabia". Mesmo aqueles que mais atacaram a figura do comandante brasileiro não podem soprar vuvuzelas a partir de agora. Se eles perdem, perdemos todos. É claro que eu também não concordava com as convocações de Josué, Grafite, Gilberto ou Júlio Baptista. Porém, foi exatamente com estes atletas que a Seleção alcançou o patamar de favoritaça ao título mundial. Então, a derrota de hoje só responde ao quadro apresentado nos últimos quatro anos. Claro, contaram também para a derrocada a lesão de Elano e a suspensão de Ramires. Assim, diminuiam mais ainda as chances de Dunga olhar para o banco de reservas e sacar um coelho da cartola.

Agora, se Dunga será crucificado após esta eliminação, um jogador o acompanhará no martírio. Felipe Melo, o legítimo ladrão, estará lado a lado de seu mestre. Ele, que só não foi maior que Sneijder na partida, chamou os holofotes para si nesta sexta-feira. Deu o lindo passe para o gol de Robinho e depois desviou para o fundo das próprias redes um cruzamento que ia parar tranquilamente nas mãos do goleiro Júlio César. Para encerrar com chave de latão, ainda conseguiu ser expulso após pisar em Robben (já caído ao gramado), deixando o Brasil com um homem a menos nos minutos finais. É uma pena. Senhores como Lúcio, Juan, Maicon e Gilberto Silva realmente não mereciam tal destino. Mas, o péssimo dia de Felipe melou o sonho do hexa, que será adiado para 2014.

Nenhum comentário: