quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Colônia hermana no Beira-Rio

Foto: Fifa.com

Reconhecidamente, o Grêmio é o clube menos brasileiro do país - ou que menos se assemelha ao estilo do futebol e das torcidas encontradas no Brasil. Alguns dizem que é a influência dos vizinhos Argentina e Uruguai que acabaram modificando a tradição do Tricolor. E os próprios gremistas enxergam estas diferenças com muito orgulho. Porém, de uns anos pra cá, quem pode se intitular como "o mais castelhano do Brasil" é justamente o rival Internacional. E o discurso ganha maior força ainda quando o Colorado exalta que está prestes a contratar mais um argentino para o plantel.

Se confirmado, o atacante Fernando Cavenaghi (à direita, na foto) engrossará a colônia hermana no Beira-Rio. Encontrará no vestiário vermelho um antigo companheiro de River Plate, com quem dividiu até mesmo a camisa da Seleção Nacional: D'Alessandro (à esquerda, na foto). Além deles, claro, ainda existe o incansável Guiñazu. E ainda nem citamos os uruguaios Sorondo e Bruno Silva, que talvez sequer sejam aproveitados pelo técnico Celso Roth. Aliás, na Libertadores da América não haverá problema algum em escalar toda esta legião de estrangeiros, já que não existe limite para isso na Conmebol. No entanto, pelo Campeonato Brasileiro, alguém sobrará da panela, pois a CBF permite apenas três atletas de fora do país.

Mas o Colorado pouco liga para esta situação. Corre atrás de mais um hermano: o volante Bolatti. Pode ser que ele venha para preencher a vaga do Cholo, assediado pelo mercado exterior. Ou, mesmo que fiquem todos os correntinos, o pensamento do Inter é justamente importar a raça e a qualidade argentina para a disputa continental - fato que já contribuiu em muito na conquista do ano passado. E se, enfim, Bolatti não acertar com a diretoria vermelha, o uruguaio Facundo Píriz, do Nacional de Montevidéu, pode ser a alternativa. E, a esta altura, nenhum colorado irá se opor. Torcer por uruguaios é o que eles mais querem - principalmente nesta quarta-feira, quando o arquiinimigo Grêmio enfrenta o Liverpool uruguaio pela Pré-Libertadores. Começou a guerra da Cisplatina!

Nenhum comentário: