Foto: Valdir Friolin
Apesar dos protestos, cartazes espalhados por Porto Alegre e críticas a Assis, não existe gremista que não queira ver Ronaldinho Gaúcho com a camisa 10 do Grêmio. Mas não há como negar que a saída dele para o Paris Saint-German, em 2001, deixou feridas na relação. Agora, seria a volta do filho prodígio ao estádio Olímpico. Aliás, até mesmo para os mais céticos, é a chance do atleta se redimir junto à torcida tricolor. Para isso, ele não pode ficar sentado no banco de reservas (como ficou no Milan). Deve chamar para si a responsabilidade. O grande problema é decidir quem vai dançar nesta festa de Ronaldinho.
O Gaúcho já ocupou diversas funções do campo: como meia armador, atacante e antigo ponteiro. No auge, com a camisa do Barcelona, atuava no esquema 4-3-3, ao lado de mais dois atacantes. Será que esta posição será repetida pelo técnico Renato Portaluppi? Outra opção é centralizá-lo no meio-campo, criando as jogadas ofensivas da equipe. E dentro deste quadro, quem vai abandonar a titularidade? Com certeza não será Jonas, artilheiro do Brasileirão e grande esperança para a Libertadores da América. Será o maestro Douglas, que cansou de deixar os companheiros pifados na cara do gol no ano passado? Ou a figura do camisa 9 (Borges e André Lima) deixará de existir no Tricolor? Enfim, alguém terá de sentar no banco para Ronaldinho provar a que veio.
A possibilidade mais viável é se aproveitar da ausência de um lateral-esquerdo. Em 2010, o titular da camisa foi Fábio Santos, que está acertando o passaporte para defender a Lazio, na Itália. Desta maneira, Lúcio, que foi escalado por Renato como meia, deve ser deslocado para sua posição de origem. E assim, uma vaga no meio-campo está em aberto - ou pelo menos estava. Se repetir o losango utilizado no último ano, o Grêmio atuará com Rochemback na primeira função e Adílson pela direita. A única indefinição é sobre quem será centralizado: Ronaldinho ou Douglas? Ambos não possuem a característica de marcação, que tanto se destacou na improvisação de Lúcio. E aí estará a bomba. Mesmo que ninguém perca a titularidade, todos vão correr pelo Dentuço (que já não tem a preparação física de tempos atrás). Douglas, Jonas, André Lima e Borges vão ter que dançar, para Ronaldinho fazer a festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário