Foto: Renato Bairros (ClicRBS)
Existe um fenômeno no Rio Grande do Sul chamado "Gangorra da Dupla Gre-Nal" (foto). O termo é utilizado toda vez que um time está por cima e o outro por baixo. E ela se explica facilmente: quando um determinado clube vence, o seu rival quer dar a resposta. Enquanto o vitorioso ri, e se desliga da real competição nacional, atrai o arquiinimigo, que se supera para sobrepujá-lo. É fato! O que não pode acontecer é a mídia esportiva ser influenciada extremamento por este fenômeno.
Veja a próxima rodada do Brasileirão como exemplo. O Inter, depois de ter vencido o ex-líder Vasco no Beira-Rio, vai à Barueri encarar o São Paulo. Não seria bom, mas é perfeitamente aceitável que o Colorado volte para a casa com uma derrota na bagagem. Já o Grêmio, que no final de semana perdeu para o Coritiba, tem totais chances de bater o Figueirense, no Olímpico, nesta quarta-feira. E aí, o que vai se dizer?
O comum é se ver argumentar, no dia seguinte, que quem perde está errado, e quem ganha é melhor. Mas não é assim! Existem defeitos até diante de um sucesso, e qualidades na infelicidade. Pode ser que lá em dezembro o Tricolor chegue na frente, mas não se pode jogar os colorados no lixo por causa disso. A competição se chama Brasileirão. Ou seja, vai muito além do pequeno parque de diversões gaudério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário