terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reinventando o campeão

Foto: Arquivo Globoesporte.com

Quem não sabe escalar um time campeão? Os verdadeiros torcedores sabem de cor e salteado o seu time do coração. Qual gremista não escala os onze titulares de Felipão. De Danrlei a Jardel, com perfeição! Ou então, qual saudosista não lembra da Seleção Brasileira de 1970? Pois os colorados passam pelo mesmo processo, ao relembrar o time recentemente campeão da Libertadores. Foram tantas modificações, mudança de treinador, mas o time ideal é um consenso: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Sandro, Guiñazu, Tinga, D'Alessandro e Taison; Alecsandro. No entanto, isso já faz parte do passado. O esquema montado por Celso Roth e todos os acertos conquistados até agora terão de ser repensados. Enfim, o Inter vai ter que se reinventar.

Isso aconteceu em 2006, ano da primeira conquista vermelha. Logo após o título da América, Bolívar, Tinga, Sóbis e Jorge Wagner deixaram o Beira-Rio. Abel Braga penou para achar a equipe certa, que viria a vencer o Barcelona em Yokohama (foto). Dizem alguns que o sistema tático campeão do mundo foi moldado por Fernandão, um dia antes da decisão, no quarto da concentração. Boato ou não, Roth vai ter de se espelhar naquele período para enfrentar a Internazionale em Abu Dhabi.

Há quatro anos, Abel sacou da cartola Alexandre Pato, redescobriu Iarley e transformou Índio em titular. Pois a situação será semelhante. Alguém virá da base para substituir Taison? Sasha e Marquinhos ainda parecem tão verdes. Wilson Mathias vai substituir Sandro? E se o esquema 4-2-3-1 for desmanchado? Quem sabe montar o tradicional 4-4-2? Estas respostas serão descobertas a partir de agora, na disputa do Brasileirão. Por isso, o torcedor não pode cobrar o título nacional em 2010. A prioridade passa a ser a montagem da nova equipe para dezembro. Até lá, muitas coisas vão acontecer. Nesta quinta, por exemplo, contra o São Paulo, Edu pode voltar à titularidade. Esse é o caminho árduo do Colorado rumo ao bi-Mundial.

Nenhum comentário: