terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O primeiro 'gringo' do projeto de Koff

Foto: Jô Folha (Diário Popular)

À primeira vista, você pode imaginar estar vendo Mário Fernandes mais uma vez com a camisa do Grêmio. Mas, sente na cadeira. Não é ele. Trata-se do zagueiro Robertino Canavesio, de 20 anos. Ele será uma das atrações tricolores na largada para o Gauchão 2014. E, ao que tudo indica, uma das novidades para a próxima temporada entre os profissionais. Natural da Argentina e contratado no início deste ano junto ao All Boys-ARG, o atleta não receberia nenhuma oportunidade não fosse a lei que a CBF está prestes a oficializar (aumentando o número de estrangeiros de 3 para 5 por clube).

Canavesio, no entanto, pode agradecer diretamente a Fábio Koff. Conforme antecipamos aqui no blog e na Rádio GUAÍBA no dia 27 de junho, foi o presidente gremista quem capitaneou junto à CBF o pedido para que mais 'gringos' pudessem atuar nos clubes brasileiros. Canavesio é o primeiro a ser testado, em uma série de jovens talentos que passarão a ser buscados pelo mundo - agora com maior intensidade. "Apesar da idade, ele tem uma experiência muito grande. Já tínhamos observado ele na Itália. Mas no ano que vem devemos ter algumas surpresas. Com certeza, vamos ter jogadores de diversos países da América do Sul, fugindo do eixo Uruguai-Argentina. Sem contar com países da Europa, Ásia e África", declarou o diretor das categorias de base Júnior Chávare.

Mas nem só estrangeiros receberão mais chances em 2014. A intenção do departamento profissional de futebol é aproveitar no mínimo quatro atletas oriundos da base: "Nós teremos a equipe sub-20 começando o Campeonato Gaúcho, e esses jogos servirão para o treinador olhar melhor. Temos hoje o goleiro Tiago; o lateral Tinga; o próprio Thyere (zagueiro) que fez jogos com os profissionais; o Canavesio, o volante Guilherme Amorim; e o atacante Luan, que estamos depositando confiança. Estes são os que trabalhamos agora para subir de uma maneira mais imediata. Mas não quer dizer que não possa subir um jogador de 19, 18 ou 17 anos", conclui Chávare. Enfim, o projeto ambicioso de Koff (achar um Messi), prometido ainda nas eleições, começa a colocar as mangas de fora.

Nenhum comentário: