quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O presente, o passado e o futuro do Inter no Bi da América

Foto: Jefferson Bernardes (Vipcomm)

Uma namorada não devia sentir ciúmes de uma ex-namorada. Por mais que se fale o contrário, as mulheres são todas diferentes uma das outras. Assim como as Libertadores da América. Cada qual tem um gosto especial. Em 2006, o Inter viveu o ineditismo. Agora, o clube reafirma o status de vencedor. A conquista de 2010 não está tão solidificada como a de quatro anos atrás. Não se resume em um ou dois personagens. É escrita em capítulos, versículos e linha por linha. Com a chegada de Abbondanzieri, a briga de Walter e a saída de Fossati. Todos os detalhes compõem a consagração. Aliás, na vitória de 3 a 2 sobre o Chivas na noite desta quarta-feira, pode se esmiuçar o cenário colorado.

Pegaremos os gols como exemplos. O Inter saiu atrás do placar, como na sua própria história. Fundado seis anos depois do rival, o Colorado amargou alguns anos até vencer o primeiro clássico. Porém, Rafael Sóbis igualou o marcador. Soltou da garganta do torcedor o grito entalado a tanto tempo. Veio a virada, dos pés de um promissor centroavante chamado Leandro Damião, que aponta o futuro do futebol vermelho - de apostas e lucros. E, por fim, se solidificou a vitória através de um belíssimo espetáculo à parte de Giuliano - o meia que saltou do banco de reservas para clarear o caminho do bicampeonato. Ele é o presente do Inter! E o gol de Araújo nada mais foi do que as intempestuosidades que se atravessa durante uma jornada. Porém, quase imperceptível perante o gigantismo da conquista.

E assim se constrói a imagem do Sport Club Internacional. Com o glorioso passado, colhido no presente, mas sem descuidar do futuro. E aqui não se quer fazer injustiça a Tinga, Kléber, Nei, Índio e tantos outros não citados. Nem aos 60 mil espectadores que compareceram no Beira-Rio, ou aos outros tantos que empurram o time diante da televisão ou do radinho. O Inter é gigante por ter toda esta estrutura. Resta provar que pode mais ainda daqui a quatro meses, quando estrear no Mundial Interclubes em Abu Dhabi.

Nenhum comentário: