segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tricolor de ontem pode fazer o de hoje

Somente o Tricolor pode inspirar o Tricolor. Esta parece uma frase óbvia, considerando a evolução no futebol gremista nas duas últimas rodadas. Mas, sobre a recuperação do Grêmio no Brasileirão, quero trazer à pauta um outro clube: o Fluminense. Sim, o Tricolor Carioca pode servir de exemplo para o Tricolor Gaúcho. Em suas devidas proporções, é claro.

O zagueiro Ozeia não quis fazer a comparação entre o Grêmio de 2010 e o Fluminense de 2009, mas quero discordar dele. Acho que se os momentos não são iguais, são parecidos. O clube gaúcho não está no mesmo abismo que se encontrava o Flu no ano passado. Longe disso! Mas, assim como os cariocas, o time de Silas ocupa a zona do rebaixamento e vai aliar à fuga da Série B a disputa da Copa Sul-Americana. Os comandados de Cuca tinham tudo e mais um pouco para priorizar o Campeonato Nacional, esquecer o torneio continental, para segurar o Fluminense na primeira divisão. No entanto, decidiram lutar pelos dois certames ao mesmo tempo. E assim, aos trancos e barrancos (e muita raça!), conseguiram o milagre da permanência e chegaram à decisão da Sul-Americana. Só não conseguiram o título porque a queda na altitude de Quito - para a LDU de Jorge Fossati - foi maior que a vitória no Maracanã. Mas nem por isso os atletas deixaram de ser ovacionados pela torcida.

Por essas e outras, é sim um grande exemplo para o Grêmio. Então, quando estrear contra o Goiás, nesta quinta-feira, no Serra Dourada, nada de pensar no Brasileirão. A briga tem de ser igual. Até porque, se realmente o time vem numa crescente como os jogadores dizem, que se ponha o clube no lugar onde merece. Quem sabe não comemoremos o segundo título gaúcho na Sul-Americana neste fim de ano? E a festa ficará ainda mais bonita se a Série B não for o destino em 2011.

Nenhum comentário: