quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Juízo final

Foto: Eduardo Cecconi

Carlos Eugênio Simon tem 45 anos de idade. Portanto, ainda é jovem para se despedir da vida. Mesmo assim, terá seu juízo final neste domingo. Sorteado pela CBF para apitar o Gre-Nal, o árbitro fará a despedida do maior clássico gaúcho. Depois disso, em 2011, será mais um funcionário aposentado do Brasil. Porém, há quem não queira vê-lo entrar no gramado do estádio Olímpico no fim de semana. Dirigentes do Inter e Grêmio mostraram-se insatisfeitos com a indicação, dando preferência a profissional de outro Estado. Até mesmo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, se disse traído por Luiz Cunha Martins (ex-juíz de futebol e hoje secretário da Comissão Nacional de Arbitragem), a quem teria pedido o afastamento de Simon para o domingo. Mas, enfim, por que tanto bate boca? Árbitro Fifa, participante de três Copas do Mundo, Carlos Simon não conta com a admiração da dupla Gre-Nal?

Por parte gremista, as reclamações recorrem a duas falhas em clássicos. Em 2006, no primeiro jogo da final do Gauchão, Bolívar, do Internacional, recuou a bola para o goleiro Clemer, que segurou com as mãos. No entanto, não foi assinalado nada. O erro mais recente, remete ao jogo de Erechim, de 2009, vencido pelo Inter por 2 a 1. Quando o placar ainda estava empatado, Jonas balançou as redes para o Tricolor. Porém, Simon anulou o gol, alegando impedimento do atacante. Foi crucificado. Depois disso, o auxiliar Marcelo Barizon assumiu a falha. Do lado vermelho, a bronca está nos números. Dos 18 Grenais apitados por Simon, o Grêmio venceu 8, restando 5 empates e 5 viórias coloradas. Sendo assim, a situação nem envolve tantos erros crassos do árbitro, e sim um possível pé frio dele para os torcedores do Inter.

Agora, sejamos sinceros: tudo isso é balela! Tanto faz quem vai arbitrar o jogo. Claro, a CBF não poderia colocar o "Joãozinho Qualquer" para apitar o Gre-Nal. Mas Simon não é pouca coisa. Quem vai escrever o capítulo do clássico 383 são os jogadores que entrarão em campo. Ou você recorda de um jogo marcado pela atuação do juíz? Não! Você lembra do Gre-Nal de Fabiano, do Gre-Nal de Ronaldinho, do gol de Nilmar, da defesa de Danrlei. O resto é só conversa para boi dormir.

Nenhum comentário: