Exatamente um mês atrás, no dia 10 de outubro, Botafogo e Palmeiras entravam em campo pela 29ª rodada do Brasileirão, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (foto). Em um duelo que prometia ser quente, o placar foi 0 a 0. De lá para cá, apenas um deles se mantém vivo na tabela de classificação (o outro está focado na Sul-Americana). E, mesmo assim, ambos são inimigos diretos do Grêmio. Digo isso porque, se quiser chegar a Libertadores de 2011, o Tricolor terá de superar estes dois adversários. E a briga tem um capítulo importante nesta quarta-feira! O torcedor gremista vai ter que se dividir nesta noite. Palmeiras e Botafogo voltam aos gramados como fizeram há um mês. Porém, não estarão se enfrentando.
Os cariocas, atualmente quarto colocados, vão à Fortaleza encarar o Ceará. Uma vitória impõe distância de cinco pontos, colocando ainda mais pressão na partida do Grêmio contra o Santos no próximo sábado. A quatro rodadas do fim do certame, seria uma vantagem gloriosa para o time comandado por Joel Santana. Ainda mais se considerarmos que, no jogo seguinte, o adversário será o Internacional, que não faz a mínima questão de buscar três pontos no Rio de Janeiro. Depois, um Prudente já rebaixado seria presa fácil. Por fim, tudo se decidiria no estádio Olímpico, em um duelo direto pela quarta vaga. Aí, se o Grêmio chegar vivo até lá, a vantagem é toda gaúcha.
Porém, todo o esforço não será recompensado se o Palmeiras conquistar o título da Copa Sul-Americana. Como sabemos, se um brasileiro vencer o torneio, o Campeonato Nacional passa a ter apenas três vagas para a Libertadores. E o time de Felipão marcha firme rumo ao título. Nesta noite, os paulistas recebem o Atlético-MG, que parece estar dando mais atenção à luta contra o rebaixamento. No primeiro jogo, um empate em 1 a 1, em Minas Gerais. Portanto, basta um placar zerado para que o Verdão continue vivo na batalha continental. Na fase seguinte, o adversário será o vencedor do confronto entre Avaí e Goiás (equipes que estão exatamente na mesma situação dos mineiros, ou seja, centrarão força para não cair à Série B). Na finalíssima, aí sim, o Palmeiras cruzaria contra LDU, Independiente ou Newell's Old Boys. Mas convenhamos, as chances de título são enormes para o Palmeiras! E então, os gremistas vão secar nesta noite?
Nenhum comentário:
Postar um comentário