Ainda não havia falado sobre a convocação do técnico Mano Menezes. Pela primeira vez, depois de muito tempo, nenhum jogador do Internacional foi chamado para vestir a camisa da Seleção. A ausência interrompe uma sequência iniciada em Rafael Sóbis, que passou ainda por Alexandre Pato, Renan, Alex e Sandro. Agora, foi a virada da gangorra. No mundo paralelo da dupla Gre-Nal, o Grêmio venceu neste quesito. Victor e Douglas estão na lista do comandante Mano. O goleiro já vinha sendo chamado desde os tempos de Dunga, mas a presença do meio-campista é novidade. E havia quem quisesse o atacante Jonas, artilheiro do Brasileirão. Mas, convenhamos, a convocação de Douglas já serve para deixar a diretoria tricolor em êxtase. Aliás, você lembra da última vez que um camisa 10 gremista serviu à Seleção Brasileira?
Lucas, Anderson e Carlos Eduardo não se encaixam neste perfil. Então, quem foi? Pois Douglas interrompe um período de 11 anos em que o estádio Olímpico deixou de enviar meio-campistas armadores para a Granja Comary. Ronaldo de Assis Moreira, ou simplesmente Ronaldinho Gaúcho, foi a última matéria bruta do Grêmio, e a história foi meio diferente de Douglas. O ano era 1999, e Ronaldinho (revelação das categorias de base) tinha 19 anos quando estreou contra a Letônia. Meses depois marcaria o primeiro gol, contra a Venezuela, pela Copa América. De lá para cá, a camisa 10 do Grêmio virou do Paris Saint-Germain, do Barcelona, do Milan e, claro, do Brasil. Porém, ele entrou em recesso temporário.
Em novembro de 2010, Ronaldinho Gaúcho está de volta à Seleção após a não convocação para a Copa do Mundo - justamente agora, quando o Grêmio reenvia um novo meio-campista: Douglas! Mano Menezes já adiantou que o primeiro é titular da equipe. Ou seja, muito provavelmente, eles vão disputar posição. Na Copa de 70, em um meio-campo repleto de números 10, a prioridade foi de Pelé. Agora, pelo menos antes do jogo, Ronaldinho larga na frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário