terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gaúchos e a Recopa: uma má lembrança ao Independiente

Nesta quarta-feira, o Inter inicia a disputa de mais um título sul-americano. Sob o comando interino de Osmar Loss, o clube tenta conquistar sua segunda Recopa. Em 2007, venceu o Pachuca por 4 a 0, depois de ter perdido por 2 a 1 no México, e garantiu a taça no armário. Agora, o adversário é alguém com mais história ainda: o Independiente, da Argentina. O "Rey de Copas", como é conhecido, possui nada menos do que 7 Libertadores. Mas, desta vez, chega à Recopa por ter vencido a Copa Sul-Americana. Mas quem teme os argentinos, não sabe o quanto eles temem os gaúchos. Sim, as recordações para os "rojos de Avellaneda" não são nem um pouco agradáveis.

O Independiente também já venceu uma Recopa. Então campeão da Supercopa Libertadores de 1994, o clube venceu o compatriota Vélez Sarsfield, campeão da Libertadores do mesmo ano, por 1 a 0. No ano seguinte, tornou a vencer a Supercopa e voltou a disputar a Recopa Sul-Americana. Entretanto, desta vez, encontrou um adversário mais forte. Bem mais forte! O Grêmio de Felipão (foto). Naquele período, o título era disputado em uma partida única. Assim, em Kobe, no Japão, o Tricolor gaúcho simplesmente patrolou os argentinos com impiedosos 4 a 1. Jardel, Carlos Miguel, Adílson e Paulo Nunes anotaram os tentos do Grêmio.

Agora, contra o Internacional, o Independiente tem a chance de se vingar do Brasil, do Rio Grande do Sul em especial. Quem experimentou o gosto da derrota uma vez, não quer fazê-lo novamente. Mas, sendo assim, o próprio Colorado tem motivos de sobra para se empenhar. Isso porque em 2009, então campeão da Sul-Americana, os colorados foram surrados pela LDU, de Quito. É a chance de dar a resposta. Além disso, vencendo mais uma Recopa, o Inter ultrapassa o rival Grêmio no número de conquistas deste troféu. Mal sabe o Independiente na briga em que se meteu!

Nenhum comentário: