sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gre-Nal de 2003 ou 2004?

Foto: Arivaldo Chaves (Zero Hora)

O pensamento gaúcho diz que um Gre-Nal arruma ou desarruma a casa. É fato verídico! Mas, nos últimos anos, tem pesado muito mais para o Grêmio. Em 2008, o time de Celso Roth ia a galopes rumo ao título brasileiro, quando foi goleado por 4 a 1 no clássico. Não só perdeu a taça, como viu o rival embalar na Copa Sul-Americana. Já o Inter, dois anos antes, entregou o Gauchão dentro de casa para o Tricolor. Mesmo assim, não se incomodou ao conquistar a Libertadores meses depois. E assim será o Gre-Nal deste domingo, muito mais valioso para Grêmio do que para Inter - até porque os colorados vem anestesiados com a Recopa.

Mas o jogo deste fim de semana lembra e muito aquele de 2003. O Tricolor lutava para não cair para a Série B, com Adílson Batista no comando. O Inter, além de atuar em casa, era amplo favorito. Eis que com gol de Christian (foto), centroavante que marcou época com a camisa vermelha, o Grêmio venceu a partida e engrenou numa campanha que o salvaria do descenso. Pois uma vitória neste ano terá ares de 2003. Ou pode repetir o caso seguinte.

Em 2004, uma ano depois de escapar do rebaixamento, o Grêmio lutava de novo na parte de baixo da tabela. Desta vez, não houve Christian que salvasse. Com gols de Diego, Fernandão e Rodrigo Paulista, os colorados foram à forra e venceram por 3 a 1 em pleno Estádio Olímpico (palco deste ano). Resta saber qual será o Grêmio deste domingo, o de 2003 ou 2004?

Nenhum comentário: