terça-feira, 21 de julho de 2009

Os mistérios da lateral-direita


Após o clássico dos 100 anos, Grêmio e Inter voltam a campo. O lado azul motivado, pensando alto, até em título brasileiro, por que não? Já a massa vermelha tenta levantar de mais um tombo. Pois nesta quarta-feira, o Tricolor vai à Florianópolis, enfrentar o time de Gustavo Kuerten - o Avaí. E o Colorado fica em casa, esperando pelo São Paulo Futebol Clube mais capenga dos últimos 10 anos. Nenhum dos dois pode perder. Porém, vou além da análise destas partidas. Vou comparar dois pontos cruciais entre a dupla.

Para a partida contra os catarinenses, o técnico Paulo Autuori já avisou: vai manter o garoto Mário Fernandes na lateral-direita. Na verdade o jogador veio para o estádio Olímpico para ser zagueiro. Nos primeiros treinos, chegou-se a comparar a jovem revelação a Mauro Galvão. Depois, falar em Mário Fernandes era sempre precedido da seguinte frase: "aquele que fugiu do Grêmio". Pois agora, pensar no atleta e não comentar a sua grande atuação no Gre-Nal é inevitável. Pois exatamente por este jogador é que passará os planos do Imortal neste ano. Somente em 2009, o Grêmio já teve inúmeros laterais. Na verdade, nenhum de ofício. Passaram pela função Ruy, Saimon, Makelele e William Thiego. Agora, por coincidência ou não, novamente não se tem um lateral-lateral. Porém, pelo que se viu no domingo, o torcedor pode confiar um pouco mais em jogadas pelos flancos. Embora não tenha apresentado uma qualidade exuberante nos cruzamentos, Mário não comprometerá com a camisa número 2 já para este jogo contra o Avaí. Mais um teste pro garoto.

Em contrapartida, os peles vermelhas passam longe de solucionar os problemas da sua ala direita. Desde que desembarcou de volta ao Beira-Rio, Bolívar nunca escondeu que prefere atuar como zagueiro. Inlcusive, por diversas vezes, o vice de futebol Fernando Carvalho teve de interceder para que o jogador não desistisse da posição. Muito deste esforço de Carvalho se dá pelos suplentes que o Inter apresenta para aquela função. Danilo Silva atuou contra o Corinthians e fez o torcedor sentir saudades de Bolívar. De Arílton nem se fala (o guri ainda não mostrou a que veio). Pois agora, me vem a notícia de que o Colorado contratou Lima, lateral-direito do Criciúma. Meus amigos, com o dinheiro que se renovou o contrato de Bolívar, contratou-se Danilo, Arílton e Lima, se trazia o Cicinho para Porto Alegre. E muito dos problemas do Internacional se traduzem nisso: falta de jogadas pela lateral.

Espera-se que contra o São Paulo, o Inter não precise acionar os flancos para vencer. Assim como se espera que contra o Avaí, o Grêmio não sofra decepções com a mais nova atração das categorias de base. Enfim, nesta quarta-feira, bom jogo para vermelhos e azuis!

Nenhum comentário: