Do Oiapoque ao Chuí. Da Terra do Fogo à Cidade do México. Todos, sem excessão, adorariam estar no lugar de Cruzeiro ou Estudiantes nesta quarta-feira. Formalmente, 38 equipes participaram da Libertadores e sonharam com o título da América. E mesmo aquelas que não participaram, invejaram os argentinos e brasileiros que disputaram a finalissíma no Mineirão. Pois no Rio Grande do Sul não foi diferente. Tanto Grêmio quanto Inter olharam a decisão com olhos de admiração.
Para os gremistas, a derrota para o Coxa pouco importou. A quarta-feira foi de memórias. Era a chance de tirar aquele velho grito de tricampeão da gargante. Ao assistir o Cruzeiro na decisão, o Grêmio voltou a lamentar os erros de finalização de Alex Mineiro e as falhas da defesa pela semifinal. Certamente ainda houve quem dissesse: "Ah, o Grêmio é melhor que esse time deles!". Aliás, se estivesse no lugar dos mineiros, o Imortal teria a chance de vingar seu ego, destruído em 2007 pelos argentinos do Boca Juniors. Quem sabe, em cima do Estudiantes, aquela ferida sarasse. Como é bom estar em uma final de Libertadores! Nesta hora os avós chamaram os netos na sala, para contar os detalhes daquela conquista contra o Peñarol, para falar sobre aquele tal de Adílson Batista (ainda quando ele se chamava Capitão América). Bons tempos!
Pois, se para a massa azul a noite foi de lamentações, do lado vermelho não foi muito diferente. Certamente algum colorado falou: "Ah, desse Estudiantes nós ganhamos na Sul-Americana do ano passado!". Com este pensamento, o fanático chegou a pensar que estivesse seu time disputando a Libertadores, com certeza estaria na finalíssima desta quarta-feira. A partir daí foi um passo para o saudosismo. Logo vieram as recordações de 2006. Do Rafael Sóbis matando o São Paulo em pleno Morumbi, do Fernandão levantando o caneco embaixo de uma chuva de papel. Imagine se o Inter tivesse a chance de ganhar a América no ano da Libertadores?! Que bom seria!
Contudo, colorados e gremistas, nada disso é verdade. O Grêmio caiu na semifinal para o Cruzeiro. Já o Inter sequer se classificou para a Libertadores e ainda por cima perdeu a Copa do Brasil, recentemente, para o Corinthians. Meus amigos, a final realmente foi Estudiantes e Cruzeiro. Por isso, resta fazer um bom Campeonato Brasileiro, porque Libertadores da América agora só no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário