quinta-feira, 16 de julho de 2009

A volta dos que não foram


Neste meio de semana, os torcedores da dupla Gre-Nal assistiram aos jogos de seus clubes com o pensamento distante. Se o time levava um gol ou se marcava, tanto fazia. Agora, se um jogador dava uma chegada mais ríspida ou discutia com o árbitro, era um calafrio na espinha. Tudo porque o Rio Grande do Sul já respira o clássico de domingo.

Com a delegação gremista que foi à Curitiba, ausências de Herrera, Máxi López, Souza e Réver. Todos se resguardavam para duelo contra o arquirrival. O Grêmio se deu ao luxo e acabou pagando o pecado ao perder de virada, por 2 a 1, para o Coxa. Ainda, há quem diga que a derrota só foi decretada após a expulsão de William Thiego. Aliás, com o cartão vermelho, o lateral está automaticamente fora da próxima partida. E agora, quem será o seu substituto? Outro que não jogará o Gre-Nal do centenário será o zagueiro Léo, que amarelou. Não, não que ele tenha ficado com medo, o atleta recebeu o terceiro cartão amarelo. Já no dia seguinte à derrota, a dupla de ataque argentina e o zagueiro Réver (que sequer viajaram por problemas de lesões) treinaram normalmente e integrarão a esquadra tricolor. E, por fim, o mais esperado e importante retorno será o do meio-campista Souza, que cumpriu sua pena e vem sedento por vitória.

Se as dúvidas circundam o estádio Olímpico, pode-se dizer que o Beira-Rio está afundado em um nevoeiro de mistérios. Na vitória de 4 a 2 sobre o Fluminense, o técnico Tite operou diversas modificações na equipe. Abandonou o esfarrapado esquema de três volantes e adotou o 3-5-2: Sorondo, Índio e Álvaro compuseram a defesa. Porém, uma notícia que chamou a atenção foi a absolvição de Bolívar, no STJD. E agora, ele entra como titular ou não? Outro grande mistério colorado diz respeito ao ataque. Na quarta-feira, Alecsandro desbancou Taison e entrou como titular. Porém, o garoto entrou no decorrer do jogo e decretou a vitória dos vermelhos. E agora, quem será o companheiro de Nilmar? Contudo, o grande quebra-cabeças de Tite será a escolha do meio-campo. Magrão e Glaydson foram expulsos e D'Alessandro cumpre pena de 60 dias. O volante Sandro vem treinando normalmente e pode reassumir seu espaço. Isso se tiver condições físicas.

Não adianta, Gre-Nal sem mistérios não seria Gre-Nal. E não é por menos. Estão em jogo 100 anos de clássicos. No primeiro enfrentamento entre eles, em 1909, vitória de 10 a 0 do Grêmio. Com certeza, o Inter não devolverá jamais este placar elástico, assim como nunca mais os tricolores gritarão uma dezena de vezes a palavra gol. Entretanto, na terra da bravura, até mesmo o meio a zero vale à pena. Nem que seja à facão!

Nenhum comentário: