quinta-feira, 2 de junho de 2011

O verdadeiro libertador

Foto: Marinho Saldanha (UOL)

Gilberto Silva (foto) nunca ganhou uma Libertadores. Não por falta de qualidade, pois já venceu uma Copa do Mundo com o Brasil, além de campeonatos inglês e grego em sua passagem pela Europa. Entretanto, somente a chegada do volante ao Estádio Olímpico serve para enxergar nele a figura do verdadeiro libertador. Não é um Simon Bolívar ou San Martin, mas é quase um caudilho.

Ao posicionar Gilberto na entrada da área gremista, Renato Portaluppi finalmente liberará Rochemback para chegar à frente com mais naturalidade. Gabriel e Lúcio poderão apoiar pelas laterais incessantemente. É claro, tudo isso se o atleta tiver o mesmo vigor físico apresentado nos tempos de Seleção Brasileira. E, principalmente, o jogador será um reforço e tanto na bola aérea defensiva, que tanto amedrontou o Tricolor neste primeiro semestre.

Mas se Gilberto assume a função de libertador no Grêmio, o mesmo não acontece com o volante do Internacional. Bolatti não foi convocado para representar a Seleção Argentina na Copa América, como esperava a cartolagem colorada. Assim, o conterrâneo Cavenaghi continuará barrado pelo limite de estrangeiros. A não ser que faça quatro gols na partida contra o América-MG, e convença de vez o técnico Falcão de que Bolatti é quem deve ser renegado ao banco. Mas convenhamos, é mais fácil Simon Bolivar voltar da tumba e reiniciar a batalha contra os espanhóis na América do Sul.

Um comentário:

André Lamadril disse...

Finalmente um 'cabeça de área', no Tricolor!
O Rocka é um excelente 2º centro-médio: faz a bola rolar, dá passes precisos, tem ótima visão de jogo, cadencia a bola e é o organizador do meio campo gremista; mas falta a ele o poder de antecipação e marcação de um primeiro volante, posição na qual tem jogado. É inegável a sua qualidade com a bola no pé, mas sem ela o Rocka é muito faltoso, chega quase sempre atrasado, o que lhe custa alguns cartões desnecessários.
Mas é bem como tu disse, com Gilberto Silva à frente da zaga, com toda a experiência que tem, indo só pelos atalhos do campo, a expectativa é enorme pros lados da Azenha. São dois coelhos numa cajadada só: um volante de excelente imposição física e inteligente à frente da zaga e um segundo volante que joga como poucos com a bola no pé e que ajuda bastante na marcação!
Vai facilitar as coisas até pro Douglas, que vai ter no Rocka um companheiro mais presente na armação.
Pelo menos antes de entrar em campo e mostrar que ainda é (ou não) o bom e velho G. Silva, o volante é o grande trunfo gremista para esta temporada. Acho que todo gremista está satisfeito com essa contratação!

Parabéns pelo blog, meu velho. Tá show de bola!
Espero te ver na RBS, no lugar do Britto, se possível, dentro de pouco tempo! hehe
Abração