segunda-feira, 12 de março de 2012

Forte? Só se for em casa

Quem olha o cenário gaúcho, às vezes esquece que o futebol do Interior também se faz potente. Não se vive só de Grêmio e Inter por aqui! Em 1999, por exemplo, o Juventude surpreendeu o país e conquistou a Copa do Brasil – título que lhe deu o direito de disputar a Libertadores no ano seguinte. Um fato inédito! E mesmo que não tenha sequer passado da primeira fase, o time caxiense deixou um ensinamento aos colorados.

Este The Strongest que pisa no Beira-Rio nesta terça-feira já aterrissou em solo gaúcho. Aliás, subiu a Serra para encarar o Ju, de Lauro, Mabília, Flávio e Cia. Em uma chave que ainda era complementada por El Nacional, do Equador, e Palmeiras, atual campeão da América, os dois protagonizaram dois duelos interessantes. Na altitude de La Paz, os bolivianos enfiaram dolorosos 5 a 1 na equipe gaúcha. A resposta alviverde veio em Caxias do Sul, com uma goleada por 4 a 0. Apesar das emoções nos confrontos, ambos pararam na etapa inicial da disputa.

Mesmo assim, a amostragem é muito boa para o Internacional. Não interessa que o lesionado D’Alessandro não estará em campo, ou que o Santos de Neymar foi derrotado por eles na estreia. Quando se trata de enfrentar este time em casa, é necessário massacrar. Como bom boliviano, o The Strongest só assusta acima do nível do mar. Nem mesmo a camisa jalde-negra, que lembra o histórico Peñarol, deve amedrontar os comandados de Dorival. A força dos bolivianos, pasme, está só no nome (strongest, em inglês, quer dizer “o mais forte”). Portanto, siga o exemplo do Juventude e, dentro de seus domínios, goleie.

Nenhum comentário: