quarta-feira, 21 de março de 2012

La Paz de Díos

No próximo dia 1º de abril é feriado nacional na Bolívia – ou pelo menos deveria ser. Completa-se três anos da maior goleada da história daquele país sobre a Argentina: inacreditáveis 6 a 1. Numa tarde inspirada de Botero e Marcelo Moreno, os bolivianos fizeram Maradona e Messi cair feio pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Não houve “mano de díos” que salvasse.

E, curiosamente, para quem não lembra, aquela partida que castigou os ‘hermanos’ ocorreu neste mesmo estádio onde nesta quarta-feira o Internacional entra em campo. No Hernando Siles, em La Paz, os comandados de Dorival Júnior terão pela frente o The Strongest. “Mas este não é o mesmo time que o Colorado goleou por 5 a 0 no Beira-Rio?”, poderás me perguntar. É verdade. O grande problema é que, desta vez, eles terão a favor de si o maior craque da seleção boliviana: a altitude.

Foi com este camisa 10 que a Bolívia bateu na Argentina. É com ela que eles se defendem há uma penca de décadas da fama de saco de pancadas em Libertadores. Se, por um lado, sofrem a nível do mar, fazem os adversários passar por apuros nos 3,6 mil metros de La Paz. Em 2000, por exemplo, o meia Mabília, do Juventude, sequer conseguiu entrar em campo, com o nariz sangrando pela falta de ar já no aquecimento. Bom, e se foi neste estádio que Messi foi pulverizado em 2009, é melhor Oscar, Dátolo, Leandro Damião e os outros tomarem muito cuidado. Que Deus esteja convosco, mas que não seja o Deus de Maradona!

Nenhum comentário: