Foto: Lucas Uebel (Grêmio)
Renato Portaluppi está vivendo uma crise interna. Publicamente, coloca na conta dos jogadores todo o sucesso do Grêmio no Brasileirão e foge da pergunta quando questionado sobre a briga da equipe pelo título. Porém, deixa escapar farpas de sua auto-satisfação e narcisismo, quando propaga frases do tipo "Eu sou muito bom". Neste sábado, depois de bater a Portuguesa por 3 a 2 na Arena, deixou transparecer os autoelogios mais uma vez: "O Grêmio tem uma pontuação de Barcelona. Vão dizer que estou comparando meu time com o Barcelona, não é isso. Nós temos a pontuação do Barcelona. (...) Vou fazer um favor para vocês, vou trazer o aproveitamento do Barcelona para vocês comparar", disse ele. Não precisa, Renato.
Dentre os jogos apresentados pelo treinador (7 jogos e 6 vitórias), o Tricolor possui aproveitamento de 85,7%. Já o Barcelona, campeão espanhol da temporada 2012-2013, acabou conquistando 100 pontos de 114 possíveis. Quase um milagre! Impressionantes 87,7% de aproveitamento. Já o Grêmio, no Brasileirão, possui 59,6% (contra os 68,5% do líder Cruzeiro). E, para não ficar tão injusto, é melhor trazer os números do Grêmio só com Renato no comando: 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas (61,9% de aproveitamento). Então, Renato, calma! São números espetaculares, mas ainda não é passível de título brasileiro - muito menos de Barcelona.
Até porque, o próprio técnico - além dos diretores - reconhece que as atuações não vem sendo confiáveis. A pontuação, sim! Mas contra a Portuguesa, por exemplo, a vitória veio no fim, em um pênalti para lá de polêmico. Teve um gol mal anulado, é verdade. Mas até quando depender do erro do adversário ou do juiz? Aliás, durante a partida, enquanto perdia por 2 a 0, Guto Ferreira atirou sua 'Barcelusa' para cima, colocando 3 atacantes e deixando o trio defensivo do Grêmio no mano a mano inúmeras vezes. Renato sequer tocou neste assunto ou percebeu. E foi ali que o Tricolor quase entregou o ouro. Ou seja, calma Renato. Nem o Grêmio é o Barcelona, nem você é Pep Guardiola. Mas, como não precisa ser tudo isso para levar o título, pense que você é apenas Renato, e o Grêmio é o Grêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário