Foto: Alexandre Lops
O primeiro Gre-Nal de 2011 está virando uma novela. Marcado para ser disputado em Rivera, a data não estaria agradando nem a gregos ou troianos. O Inter já evidenciou que colocará o time B no Gauchão, e o Grêmio estará em meio à disputa da Pré-Libertadores, contra o Liverpool. Por isso, já se especula que possa ser modificado o dia do jogo - ou até mesmo o local. Na verdade, esta é uma ótima notícia para os colorados. Ou melhor seria se nem existisse um Gre-Nal em 2011.
Digo isso porque o Internacional decidiu renovar o contrato do treinador por mais um ano. E, convenhamos, Celso Roth não é o homem mais indicado para dirigir uma equipe no maior clássico regional do Brasil. Os números comprovam: foram 6 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. É bem verdade que foi dele a grande vitória de 5 a 2, dos colorados sobre os rivais. Mas isso em 1997, quando a carreira como treinador recém iniciava e ainda existia bigode na face. Ultimamente, ele é mais lembrado pela derrota de 4 a 1, em 2008, onde comandava o Grêmio (foto). Aliás, neste mesmo período, foi excomungado do estádio Olímpico por colecionar sete jogos sem sucessos contra o rival - quando foi demitido depois de perder o Gauchão, apesar de ter a melhor campanha da Libertadores. Enfim, para não achar que estou pegando no pé, tente lembrar a última vitória de Roth em grenais. Pois ela aconteceu há mais de 10 anos. Foi em 7 de outubro de 2000, quando o Grêmio venceu por 2 a 1. Foi neste jogo que Ronaldinho (naquela época ainda magro e sem o apelido de Gaúcho) anotou seu derradeiro gol em clássicos no Rio Grande do Sul.
E se mesmo depois de toda esta tese você ainda quiser apostar em Celso Roth para 2011, vá em frente. Mas, se fosse eu, realmente torceria para que não houvesse um Gre-Nal no ano que vem. Ainda mais na Libertadores, onde o Inter sonha em alcançar o tricampeonato. Reze para que os caminhos dos clubes não se cruzem no torneio continental. Ou você consegue imaginar Roth vencendo Renato Portaluppi, ídolo maior do Grêmio, em pleno estádio Olímpico, em uma semifinal? Pelo bem do Inter, peça ao Papai Noel por um 2011 sem Grenais. Se for gremista, é a sua vez de cantar "Fica, Celso Roth"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário