terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aprendendo com o rival

Foto: Paulo Franken (ZH)

Tudo bem que Inter e Grêmio são rivais, mas não precisam tomar posições tão extremas. No Olímpico, Renato Portaluppi não abre mão de dois atacantes, enquanto o Inter utiliza apenas um desde o ano passado. No Beira-Rio, Celso Roth só entra em campo se estiver com três volantes na equipe. Já os gremistas podem ter mais uma vez somente um jogador nesta função. Não é necessário estar abraçado ao oito ou ao oitenta. Os treinadores podem olhar para o arquirrival e escolher um meio termo.

A estreia do Grêmio na fase de grupos da Libertadores teve um meio-campo bastante ofensivo. Carlos Alberto, Lúcio e Douglas tinham a função de avançar e municiar os atacantes. A Fábio Rochemback (na foto com a camisa do Inter) coube a função de resguardar a defesa. Um time "alegrinho", como costuma se dizer no Rio Grande do Sul. Porém, ninguém ousa criticar Renato, até mesmo pelo resultado contra o Oriente Petrolero. Contudo, o jogo desta quarta-feira pede mais prudência ao treinador. Não há mal nenhum iniciar a partida com Adílson na segunda função do meio, deixando Carlos Alberto para o segundo tempo.

Em Porto Alegre, o Internacional vive maus momentos para encarar o Jaguares. A estreia com um empate diante do Emelec, mesmo tendo sido fora de casa, deixa o time com um compromisso de vitória. Apesar disso, Roth manterá o trio de volantes: Bolatti, Matias e Guiñazu. Para aumentar ainda mais o temor da torcida, D'Alessandro, lesionado, é desfalque certo. Se Tinga (na foto com a camisa do Grêmio) não estivesse entregue ao departamento médico, certamente seria o escolhido para substituir o argentino. Então, o meia Oscar pode aparecer no time titular. Entretanto, os torcedores pedem para que Celso seja picado pelo mesmo mosquito de Renato, e atire a equipe para o ataque. Uma dupla formada por Cavenaghi e Leandro Damião seria o mais ousado (assim como Borges e André Lima vêm atuando no Olímpico). Está na hora dos treinadores da dupla aprenderem mais um com o outro.

Nenhum comentário: