sexta-feira, 7 de junho de 2013

Amado pelos franceses, odiado pelos gremistas

Foto: L'Equipe

Durante esta semana, fui encarregado pela Rádio GUAÍBA de acompanhar os treinamentos da Seleção Francesa em Porto Alegre. Pois na primeira atividade, nesta quinta-feira, no estádio Olímpico, a maior curiosidade dos jornalistas que acompanham os 'Bleus' era por jogadores do Grêmio. Primeiro, o volante Souza apareceu no gramado para cumprimentar o zagueiro Mangala, com quem atuou no Porto-POR. Depois, foi a vez de Cris. Logo apontou a careca, foi cercado por microfones e câmeras de vídeo e foto. Todos queriam ouvi-lo a respeito do amistoso do próximo domingo, na Arena. Mas, enquanto isso, foi possível ouvir vaias e gritos de "Vai embora!" de alguns torcedores gremistas, que acompanhavam a atividade das arquibancadas. Um cenário um pouco conflitante.

Na França, Cris defendeu por 8 anos consecutivos as cores do Lyon (ou Olympique Lyonaiss, como eles chamam). Conquistou 4 Campeonatos Franceses (2004-05, 2005-06, 2006-07 e 2007-08), duas Copas e Supercopas da França (2008 e 2012) - sem falar nas participações em Ligas dos Campeões. Foi inclusive capitão da equipe, em sua época de ouro, em que contava com Juninho Pernambucano e outros brasileiros no plantel. Enfim, foi ouvido pelos jornalistas franceses como se fosse um oráculo do futebol brasileiro. Avaliou o momento das duas seleções com autoridade. Mesmo assim, não deixou de ser vaiado por nenhum momento.

É claro, o torcedor do Grêmio não consegue esquecer as expulsões contra Fluminense e, principalmente, Independiente Santa Fe, que podem ter custado a eliminação do time na Libertadores da América. Por isso, eles têm razão em vaiar? Não sei, apenas me questiono como alguém que foi ídolo por lá, consegue ser tão odiado por aqui. Será que é só uma fase e, daqui a alguns meses, Cris dará a volta por cima com a camisa tricolor? Bom, para que isso aconteça, o primeiro passo é cessar as vaias. Do contrário, ele nunca chegará próximo do status que ganhou na França.

Nenhum comentário: