quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Um Vargas no Grêmio, outro no Chile

Foto: Carlos Parra (ANFP)

O golaço de Eduardo Vargas contra a Seleção Brasileira nesta terça-feira, apesar da derrota do Chile no amistoso em Toronto-CAN, aumentou minha dúvida: o que ele faz lá que não consegue fazer aqui no Grêmio? Sim, pois Vargas só continua sendo convocado por Jorge Sampaoli pela fama que deixou desde os tempos de 'La U'. Ou alguém vai tentar me convencer que suas atuações com a camisa tricolor são convincentes? Você enumera alguns poucos jogos que chamaram a atenção no Brasil. E só!

Fiquei abismado com os números apresentados por Igor Póvoa nesta manhã na Rádio GUAÍBA, que resolvi esmiuçá-los. Apesar de ter mais jogos pelo Grêmio, Vargas marcou menos gols do que por sua seleção. No papel, com os compatriotas chilenos, Eduardo disputou 13 jogos neste ano, anotando 9 gols (média de 0,69 gol por jogo). No Tricolor, são 8 tentos em 34 partidas (média pífia de 0,23). Por isso, entendo a grande dúvida da direção gremista na hora de decidir se irá ficar ou não com o atacante para 2014.

Se precisasse bater o martelo hoje, o Grêmio não ficaria com Vargas. Primeiro porque o Napoli-ITA só aceita vendê-lo (não mais emprestá-lo), e ainda exige cerca de 10 milhões de euros. Pelo menos são estes os valores que vazaram pelo lado do Santos, que está interessadíssimo e já discute a possibilidade de adquirir 50% dos direitos do chileno. Em Porto Alegre, Fábio Koff e seus pares alertam que correm atrás de um investidor. O nome Eduardo Vargas ainda é valorizado, principalmente porque tem uma Copa do Mundo pela frente e pode valer ainda mais a partir de julho de 2014 dependendo de suas apresentações. E, convenhamos, com o Chile, o atleta mostra que sabe jogar bola. Pelos clubes, no entanto, é outro jogador - seja por Grêmio ou Napoli. Mas afinal de contas, o que acontece com ele?

- Números de Eduardo Vargas:

No Chile (13 jogos - 9 gols)
6 jogos amistosos - 5 gols
7 jogos Eliminatórias - 4 gols

No Grêmio (34 jogos - 8 gols)
6 jogos no Gauchão - 1 gol
9 jogos na Libertadores - 2 gols
15 jogos no Brasileirão - 5 gols
4 jogos na Copa do Brasil - 0 gol

Nenhum comentário: