quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vaias para o 'Homem-Gol'

Foto: Ricardo Giusti (Correio do Povo)

"Quando se fala em torcedor, é o da Geral. Esse é o torcedor do Grêmio", assim falou Renato Portaluppi após a vitória suada sobre o Vasco da Gama nesta quarta-feira. Finalmente o Tricolor venceu. Finalmente voltou a marcar gol. Mesmo assim, parte da torcida pegou no pé, como se a maré de azar continuasse a afligir o time. É bem verdade que os apupos atingiram apenas o treinador e não a equipe. E Renato sabe que a atuação não foi das melhores. Eu estava na passagem da zona mista quando o 'Homem-Gol' rumou para o vestiário, antes mesmo dos atletas. Com expressão de alívio, bufou e sussurrou: "Sofrido!"

Mas desta vez as vaias foram pelas substituições de Renato. Zé Roberto finalmente iniciou como titular. Foi dele, inclusive, a cobrança do escanteio que originou o gol de Rhodolfo. Entretanto, não bastou para convencer o comandante - acabou sendo substituído por Maxi Rodríguez: "Eu fiquei chateado, queria continuar em campo. Mas respeito a opção do treinador. Vamos valorizar a vitória, que ajuda na classificação", explicou o camisa 10 depois de ter atirado a chuteira no chão, em frente ao banco de reservas.

E pelo jeito, Renato não se importa muito com as opiniões alheias: "No Brasil temos 200 milhões de treinadores. Todo mundo é treinador, então é só pedir emprego no clube e ir para a beira do campo. Vai ganhar um bom salário, mas precisa ir lá escutar a torcida." E com esta posição forte, querendo ou não, Portaluppi está mantendo o Grêmio no G-3. Uma classificação a Libertadores ajuda e muito na hora de optar pela renovação de contrato. E a direção sabe que jogar bem nem é o mais importante. O importante é vencer: "Curiosamente, quando jogamos melhor, criamos várias oportunidades de gol, como contra o Bahia e Atlético-PR, não ganhamos", analisou o assessor Marcos Chitolina. E assim, com vaias ou sem, segue o trabalho de Renato, o 'Homem-Gol'.

Nenhum comentário: