Não, não vou falar do Gre-Nal deste domingo. Diretamente não, pelo menos. Quero lembrar de outra ocasião onde os rivais gaúchos se enfrentaram quando um deles aniversariava. Sim, já que o próximo duelo ocorrerá no dia 5 de abril - um dia após os 100 anos do Internacional -, irei relembrar uma ocasião parecida. Era o primeiro clássico em campeonato internacional - Copa Sul-Americana de 2004, mais especificamente. O dia era 15 de setembro, ou seja, aniversário do Grêmio (101 anos). Todos estes fatores ajudaram a criar um clima especial para aquela noite. O tricolor disposto a manter sua honra como aniversariante, o colorado querendo estragar a festa. O Beira-Rio era o palco.
O "Imortal" viva o início de seu calvário. Com 9 jogos sem vitória, Cuca era o técnico da vez. O Inter também não vivia momentos de glória, e apostava suas fichas no certame continental. Do lado azul, formaram a equipe: Márcio; Fábio Bilica, Claudiomiro e Baloy; Fábio Pinto, Cocito, Leanderson, Felipe Melo e Cristiano; Cláudio Pitbull e Christian. Para os rubros, Muricy Ramalho escalou Clemer; Álvaro, Vinícius e Edinho; Gavilán, Élder Granja, Marabá, Danilo e Felipe; Rafael Sóbis e Fernandão. Ambos no 3-5-2. Um jogo igual até os 32 minutos da primeira etapa, quando o Inter abriu o placar com Fernandão. A partir de então, os azuis se fecharam na defesa e tentavam manter o escore mínimo. Não houve jeito. Já no fim da partida, o ala-esquerdo Chiquinho, que recém havia entrado, decretou o fim do aniversário tricolor. 2 a 0. Naquela oportunidade, Rafael Sóbis despontava entre os jogadores e saiu consagrado de campo com uma bela atuação. Pelo Grêmio, o destaque coube ao goleiro Márcio, que salvou várias chances de gol. Belíssimo jogo!
Pois desta vez o enfrentamento se repetirá. Claro, é válido pelas quartas-de-final do Gauchão, mas isso não empobrece o duelo. Como fez o Inter em 2004, o Grêmio quer estragar o aniversário do rival. Cabe a Roth fantasiar seu time de cavalo de madeira, para repetir o "presente de grego" dado aos troianos na famosa Guerra de Tróia. Depois é só desejar: "Feliz aniversário, Internacional"!
* Amanhã publico sobre o Grêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário