Ontem, Gre-Nal terminado, adentrei o MSN e vi um amigo meu com a seguinte frase: "e segue a rothina...". Isso serve tanto como corneta de um colorado, como desabafo raivoso para um gremista. Desde que o técnico vestiu a jaqueta azul, foram disputados sete Grenais. Nenhuma vitória. Muito pelo contrário, o torcedor assistiu seu rival vencer quatro clássicos seguidos. Além do mais, nenhum caneco foi parar no armário gremista e nenhuma finalíssima ocorreu - nem de Gauchão. O pior trauma de todos foi o Brasileirão do ano passado, quando o Grêmio chegou a ficar 11 pontos na frente do São Paulo (que viria se sagrar campeão posteriormente). Roth encerra um ciclo iniciado ainda em 2008, em 15 de fevereiro - ou seja, mais de um ano de trabalho. Foram 78 partidas abaixo da casamata tricolor: 45 vitórias, 17 empates e 16 derrotas.
A verdade é que o treinador só foi demitido porque sua relação com a torcida era insuportável. Ao que parece, dependesse apenas da diretoria gremista, nada mudaria. Entretanto, o coração do presidente Duda Kroeff falou mais alto. Ao escutar o canto dos colorados no fim da partida, que entoavam "Fica, Celso Roth!", ele não pensou duas vezes. Chamou o "Juarez" no gabinete e arrancou seu quepe. Kroeff enxergou-se como um torcedor, se retirou da condição de cartola e exigiu, assim como toda a massa azul, a demissão do técnico. O que ele iria dizer em casa? Bastava! Ergueu a bandeira tricolor, sentou-se na arquibancada do Olímpico e gritou: "Fora, Celso Roth!".
Contudo, embora pareça oportuno agora, eu penso que culpar o treinador é pouco. O insucesso gremista passa não apenas na casamata, mas circunda toda a diretoria, chega às falhas de planejamento e atinge, finalmente, o incompetente ataque tricolor. Foi um conjunto de erros que derrubou Roth. No fim, para o treinador, que se gabava por disputar uma Libertadores e desfazia do Gauchão, não sobrou nada. Mais humildade da próxima vez, Juarez - se é que terás outra vez por aqui.
Um comentário:
certo que faltou humildade...do roth, da diretoria, do time...
humildade e raça...que tantas outras vezes foi o melhor em campo...
o grêmio decepcionou não só pela atuação, ou a falta dela, mas pelo discurso...
Postar um comentário