quarta-feira, 30 de março de 2011

Adversários com passados de glórias

Os torcedores colorados e gremistas que olham os adversários desta quarta-feira devem pensar à primeira vista: esse jogo é como bater em bêbado! Às 20h, em Caxias do Sul, o Grêmio encara pela Taça Farroupilha o cambaleante Juventude, que por pouco escapou do rebaixamento gaúcho no ano passado e figura na Série D do Brasileirão. Às 21h50min, em Porto Alegre, pela Libertadores da América, o Internacional recebe o Jorge Wilstermann, atualmente na 2ª Divisão do Campeonato Boliviano.

Comecemos pela partida tricolor. O técnico Renato Portaluppi tem muito mais temor pelas ausências de Rodolfo, Rochemback, Adílson e Escudero, do que pelo próprio adversário. Mas esquece que um dia o clube caxiense foi grande. Se hoje está na quarta divisão do futebol brasileiro, devemos lembrar que em 1999 o Ju foi campeão da Copa do Brasil (foto acima), sendo o único time do interior gaúcho a disputar uma Libertadores. Foi o ápice de sua história. No entanto, o desempenho no certame continental não foi dos melhores. A equipe alviverde caiu na primeira fase, em um grupo que continha Palmeiras, El Nacional, do Equador, e The Strongest, da Bolívia.

Falando em bolivianos, o tal de Jorge Wilstermann foi o primeiro clube daquele país a integrar uma Libertadores, em 1960. Entretanto, o auge foi alcançado em 1981, quando os “aviadores” se classificaram para a fase seguinte do torneio. Reforçados por Jairzinho (foto à direita), campeão mundial com a Seleção Brasileira onze anos atrás, os bolivianos caíram nas semifinais, quando se depararam com o Flamengo de Zico – que se sagraria campeão. Enfim, há história tanto em Juventude como em Jorge Wilstermann. Mas convenhamos, para sorte da dupla Gre-Nal, as glórias estacionaram no passado.

Nenhum comentário: