Foto: uefa.com
A gangorra da dupla Gre-Nal é impressionante. Depois de um início de ano contestado, quem desata a fazer gols agora é o Internacional, tendo como astro principal Leandro Damião. Enquanto isso, o Grêmio perde o seu goleador na Libertadores. Com a lesão de André Lima, que deve ficar afastado dos gramados por dois meses, o técnico gremista terá que reinventar o modo de jogar. Acostumado a colocar uma dupla de atacantes, ele é praticamente impedido de fazer isso quando olha para o banco de reservas e avista Júnior Viçosa e Clementino. Renato Portaluppi não é um estrategista nato, sua virtude maior é a empolgação que passa aos jogadores. Porém, se quiser ajeitar a casa, terá que buscar inspiração em um patrício admirado justamente pela ordem tática que imprime em suas equipes.
José Mourinho devolveu o Porto, de Portugal, ao cenário internacional do futebol, utilizando Carlos Alberto (este mesmo que atua no Tricolor hoje) como atacante. Em 2004, quando conquistou a Europa, o treinador escalou o time com Vitor Baía; Ferreira, Costa, Carvalho e Valente; Maniche, Costinha, Pedro Mendes e Deco; Carlos Alberto e McCarthy. Na final da Liga dos Campeões, foi exatamente o camisa 19 quem anotou o gol de abertura na vitória de 3 a 0 sobre o Mônaco, da França. Depois, no Mundial, contra a surpresa colombiana Once Caldas, o brasileiro entrou na segunda etapa, mas converteu uma penalidade, contribuindo na disputa que consagrou o clube português, após empate em 0 a 0 no tempo normal.
Se atuando como atacante Carlos Alberto foi campeão europeu (foto), por que não testá-lo ao lado de Borges? Até porque, desde que chegou ao Olímpico, tanto centralizado como pelas laterais do campo, ele pouco acrescentou. Conseguiu até ser expulso por simular faltas no último jogo, contra o Cruzeirinho. É chegada a hora da verdade. Foi postado lá na frente que o atleta teve sua maior glória do currículo – fato que carrega, inclusive, com tatuagens pelo corpo. Então, esta é a chance de Carlos Alberto repetir o modelo para voltar a viver um Porto mais Alegre. Um porto mais seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário