segunda-feira, 4 de junho de 2012

Seleção Brasileira do Olímpico

Com o desembarque dos dois reforços nesta segunda-feira, o Grêmio pode se gabar a partir de agora de ter representantes (de todas as funções do campo) que já passaram pela Seleção Brasileira. Se Zé Roberto e Fábio Aurélio serão titularíssimos da equipe e darão certo com a camisa tricolor (10 e 16, respectivamente), é outra discussão. Agora, não há dúvidas que a direção soube reforçar o elenco com peças de experiência – do goleiro ao centroavante, incluindo o preparador físico Paulo Paixão e o treinador Vanderlei Luxemburgo.

Goleiro: Victor – Convocado pelos treinadores Dunga e Mano Menezes, o arqueiro gremista fez parte do grupo campeão da Copa das Confederações de 2009.

Lateral-direito: Gabriel – Quando defendia o Fluminense, em 2005, foi chamado por Carlos Alberto Parreira para o amistoso contra a Guatemala, vencido por 3 a 0, que marcou a despedida de Romário.

Zagueiro: Mário Fernandes (ainda treina no Olímpico) – Convocado como lateral para o Superclássico das Américas, em 2011, o jogador ficou no banco de reservas no primeiro duelo, na Argentina. Para o segundo compromisso, não se apresentou e foi cortado.

Zagueiro: Saimon – Foi campeão sul-americano sub-20, no Peru, em 2011, na campanha que garantiu vaga para as Olimpíadas de Londres.

Lateral-esquerdo: Fábio Aurélio – Sua passagem de destaque foi na Seleção comandada por Luxemburgo nas Olimpíadas de 2000, quando o Brasil foi eliminado por Camarões. Ainda foi convocado por Dunga, em 2009, mas acabou cortado por lesão.

Volante: Gilberto Silva – Dispensa comentários. Como volante, foi campeão mundial em 2002, quando ainda defendia o Atlético-MG. Ainda disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2010.

Volante: Fernando – Titular nas conquistas sub-20 do Sul-Americano e Mundial de 2011.

Volante: Misael – Integrou o grupo sub-20 que conquistou o Torneio 8 Nações, na África do Sul, neste final de semana. Além disso, vinha sendo chamado para outras seleções de base.

Meia: Zé Roberto – Com duas Copas do Mundo nas costas (1998 e 2006), o atleta ainda se sagrou bicampeão da Copa das Confederações (1997 e 2005) e Copa América (1997 e 1999 – este último com Luxemburgo no comando).

Atacante: Kleber – Foi campeão do Mundial Sub-20 de 2003, disputado nos Emirados Árabes. Era companheiro de ataque de Nilmar e marcou um gol, na goleada de 5 a 1 sobre o Japão, nas quartas de final.

Centroavante: Marcelo Moreno – Mesmo tendo nascido em Santa Cruz de la Sierra, chegou a vestir a camisa amarelinha nas seleções de base. Em 2005, foi campeão da Copa Sendai com o time sub-18.

Nenhum comentário: