segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aula de estatística com o professor

“O objetivo do Grêmio não é título, mas a vaga para a Libertadores!”. Essas palavras foram proferidas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em coletiva de imprensa nesta segunda-feira. É lógico que ela está inserida no media training exercido pelo comandante tricolor. Até porque nenhum torcedor aguenta mais o papo de vaga! Dentro do vestiário, certamente, a comissão técnica cobra dos jogadores um desempenho capaz de levantar taças – o que não está longe do alcance, diga-se de passagem.

Com o atual aproveitamento (63,8%), o Grêmio só não seria campeão nas edições em que o São Paulo levou - em 2006, 2007 e 2008 (com 68, 67 e 65%). Nas outras oportunidades em que o certame teve 20 participantes, o vencedor sempre teve desempenho inferior ao do Tricolor gaúcho em 2012 (2009:Flamengo - 58,8%; 2010:Fluminense - 62,3%; 2011:Corinthians - 62,3%). Isso, porém, não quer dizer que o Grêmio tem chances de sair campeão. Tudo dependerá de como será a sequência do campeonato para Fluminense e Atlético-MG, que estão à frente neste ano com impressionantes 72% de aproveitamento. Jamais algum outro clube fez esta produção noutras épocas, o que demonstra que a exceção são os de cima. A campanha atual do Grêmio já é de clube campeão!

Agora, se o objetivo real dos gremistas é simplesmente chegar a Libertadores 2013, aí já pode encomendar as passagens de avião. Nas últimas seis edições, a linha de corte do G-4 parou abaixo dos 60% de aproveitamento. Ou seja, se não dormir no ponto, o Tricolor estará disputando a maior competição da América na próxima temporada. Mesmo assim, ainda duvido muito que o campeonato fique neste marasmo para a torcida gremista ou para Luxa.

Nenhum comentário: