Nesta quarta-feira, através de uma combinação de resultados, o Grêmio pode assumir a liderança do Brasileirão. Para isso, é necessário o Fluminense perder para o Santos, o Atlético-MG cair diante do Bahia e o Tricolor bater o Atlético-Go. Parece complicado, mas não é impossível. Mas você lembra da última vez que o Grêmio pisou no topo da tabela?
Curiosamente, foi no mesmo ano em que o próprio Atlético-Go apareceu com destaque no cenário nacional, em 2008. Pois, após quedas prematuras na Copa do Brasil e Gauchão, o time de Celso Roth entrou disposto a levar o Brasileirão e assumiu o posto mais alto na 14ª rodada. Bastou o Flamengo, então líder, empatar com a Portuguesa em 2 a 2 e o Grêmio aplicar impiedosa goleada de 7 a 1 sobre o Figueirense (com show de Perea) para chegar ao 1º lugar. Ali, a equipe gaúcha permaneceu por 17, das 26 rodadas do campeonato. Só sairia de lá no dia 3 de novembro de 2008. Esta foi a data de despedida do pico mais alto da classificação. Desde então, nunca mais o Grêmio repetiu o feito.
Enfim, 5 de setembro de 2012 pode marcar o reencontro da 1ª colocação com o Tricolor. Para isso, será preciso Vanderlei Luxemburgo colocar nas mentes de seus atletas que o principal adversário da noite é ele mesmo. Se a preocupação descambar para os lados do Engenhão ou do Pituaçu, o sucesso estará um pouco mais longe. E se a liderança não vier agora, não criemos pânico, o importante é estar lá na última rodada – nem que seja a única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário